Está aberta a consulta ao quinto e último lote da restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2023. A verificação das informações pelos contribuintes foi autorizada pela Receita Federal a partir das 10h desta sexta-feira (22) e já pode ser feita pela internet.
Leia mais: Fiat estreia novo modelo pela metade do preço de um Mobi
O depósito dos valores está previsto para o dia 29 de setembro, na conta bancária informada na declaração. Em caso de problemas no crédito, é possível solicitar uma nova emissão do dinheiro ao Banco do Brasil (instruções abaixo).
Como consultar a restituição do IR
O contribuinte que deseja saber se está entre os contemplados pelo quinto lote deve acessar o site da Receita, clicar na aba “Imposto de Renda”, e em seguida escolher a opção “Consultar minha restituição”. Depois é só informar os dados pessoais solicitados e o ano exercício, que neste caso é 2023.
Também é possível realizar a checagem das informações usando o aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para Android e iOS. Caso queira dados mais detalhados, o contribuinte deve acessar o portal eCAC (Centro Virtual de Atendimento) do Fisco.
O valor a restituir é corrigido pela taxa Selic acumulada entre o mês seguinte ao do prazo final de entrega da declaração e o mês anterior ao pagamento, acrescida de 1% no mês de depósito.
Problemas no crédito
Se o valor não for depositado na data correta por erros nos dados bancários ou por motivos semelhantes, a solução é entrar em contato com o Banco do Brasil dentro do prazo de um ano para solicitar a reemissão da restituição. Os telefones da Central de Atendimento BB são:
- 4004-0001 (capitais)
- 0800-729-0001 (demais localidades)
- 0800-729-0088 (telefone para deficientes auditivos)