Se liga, motorista: quando o Uber pode se RECUSAR a ligar o ar-condicionado?

Com as altas temperaturas, muitos usuários solicitam a ativação do equipamento durante as corridas, mas motoristas se negam. Afinal, quais são as regras?



Nos últimos dias, os brasileiros foram surpreendidos com as altas temperaturas que ultrapassaram os 40°C em algumas regiões do Brasil. Órgãos de monitoramento, como o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), emitiram um alerta sobre o clima que pode alcançar até 45°C.

Leia mais: Dívidas aumentaram em 13%: saiba o que acontece quando o IPVA não é pago

No trânsito, é provável que boa parte dos condutores não estejam hesitando em deixar o ar-condicionado ligado, mesmo que isso impacte no consumo de combustível e acabe pesando no bolso, mas para os motoristas de aplicativos, o contexto pode ser diferente, já que muitos optam por não usar justamente para não comprometer o orçamento.

Inclusive, as reclamações sobre essa prática parecem ter aumentado, evidenciando assim mais um impasse entre os motoristas e os usuários de aplicativos de mobilidade. A dúvida que fica é: os condutores podem se recusar a ativar o componente? Confira a seguir!

Durante a pandemia do Covid-19, as regras mais rígidas requeriam que os vidros ficassem abertos durante as corridas para impedir a proliferação do vírus em ambientes fechados; no entanto, com o fim do período, as normas tradicionais voltaram, mas a prática de continuar com as janelas abertas continuou.

Usuários reclamam sobre ar-condicionado

Na série de reclamações registradas no site Reclame Aqui, usuários solicitam o posicionamento das empresas, já que motoristas alegam não ligar o ar pela política do Covid-19 ou simplesmente recusam o pedido dos clientes. Em um dos textos, um passageiro do Rio de Janeiro até mesmo citou o decreto nº 49.766, adicionado no Diário Oficial do estado, que determina a retomada das diretrizes de saúde convencionais.

Segundo as políticas de serviços da Uber e 99, não há muitos detalhes sobre a obrigação de ligar o equipamento. Em uma das respostas fornecidas pela 99, o uso do ar-condicionado deve ser acordado entre parceiro e motorista para que a corrida seja confortável para ambos. Apesar de a Uber não responder, é provável que as diretrizes sejam similares.

Já nas corridas do tipo Comfort e Black, também não há regras específicas. Inclusive, até mesmo essas categorias registram reclamações sobre a recusa do ar-condicionado. Apesar da não obrigatoriedade, as próprias plataformas requisitam que, para o carro atuar na Uber ou 99, por exemplo, é preciso ter o item.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário