Gasolina a R$ 6? Veja dicas práticas para economizar combustível de verdade

Economizar combustível é o desejo de todos os motoristas, mas isso não é fácil. Para te ajudar, veja dicas que farão toda a diferença.



Com o preço do litro nas alturas, todo mundo está buscando formas de economizar combustível, certo? Felizmente, há algumas estratégias que você pode aprender para poupar um pouco mais ao longo do mês. Veja quais são as seis dicas essenciais para economizar combustível em um país como o nosso.

Leia mais: É gasolina? Do que se trata o novo combustível que Lula quer aprovar?

Algumas práticas e hábitos podem te ajudar nessa economia, não pense que são ajustes difíceis de serem implantados. Pelo contrário, você pode começar a ter alguns cuidados hoje mesmo e observar como são os seus costumes no dia a dia, identificando muitos pontos de melhoria.

Dicas práticas para economizar combustível

Entre as dicas para economizar mais combustível e dinheiro, você pode seguir algumas das seis opções abaixo.

Mudança de velocidade: se fica freando bruscamente ou acelerando demais, essas mudanças repentinas na velocidade aumentam a quantidade de combustível que o carro bebe. A dica é passar a ter uma direção mais estratégica, dirigindo de forma mais uniforme, antecipando a redução do tráfego e evitando tais mudanças.

Seus pneus estão calibrados?: esse é um cuidado que deve ser rotineiro. Certifique-se de que os pneus estejam calibrados da maneira correta, porque a pressão dos pneus também pode te ajudar a reduzir o consumo de gasolina ao melhorar o desempenho do veículo.

De olho na aerodinâmica: evite alguns excessos que podem desequilibrar o seu automóvel e, consequentemente, aumentar o consumo, como um suporte de teto ou reboques.

Tanque pela metade: a dica é manter o seu tanque pela metade para reduzir o peso do carro. Isso vai melhorar a eficiência e permitir que você fique de olho nas reduções de preço do litro, até mesmo para ajudar quando encontrar algum combustível à venda por um valor mais baixo.

Atenção ao ar-condicionado: ele pode aumentar o consumo ao colocar uma carga extra no motor. Use somente quando for realmente necessário. E se precisar, ligue, espere o carro resfriar e depois desligue por alguns minutos. Se possível fique repetindo esse ciclo.

Cuidado com o peso excessivo: dentro da cidade e em viagens mais longas, evite deixar o carro muito pesado. Esse excesso também pode ampliar o consumo de combustível.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário