Você sabia que lavar frango antes de cozinhar pode ser perigoso para a sua saúde? Muitas pessoas têm o hábito de lavar o frango com água, limão, vinagre ou até mesmo produtos químicos, como a água sanitária, detergente e álcool. Mas será que isso é realmente necessário e seguro?
Veja também: Pare de jogar as cascas de ovo fora: elas podem TURBINAR suas plantas
Recentemente, uma polêmica tomou conta do X, a rede social que substituiu o Twitter. Uma usuária relatou que uma amiga pediu água sanitária para lavar o frango antes de preparar o almoço. O post gerou muitos comentários e debates sobre qual seria a forma correta de higienizar o frango.
Então, para esclarecer essa dúvida, a editoria Receitas, do jornal O Globo, consultou a nutricionista Julia Marques, que explicou que não se deve lavar frango ou outra proteína com água sanitária, ou qualquer tipo de produto. Entenda a seguir:
Por que não lavar o frango antes de cozinhá-lo?
“Proteína não se higieniza. A maneira correta de evitar qualquer tipo de contaminação de uma proteína é cozinhar a mesma e se certificar de que ela está bem cozida. Qualquer outro tipo de higienização é desnecessária”, afirmou a especialista.
Segundo Julia, lavar frango antes do consumo pode aumentar ainda mais a possibilidade de contaminação de outros alimentos e utensílios presentes na cozinha. Além disso, algumas bactérias se reproduzem mais em meio molhado.
Mas e o limão e o vinagre?
Afinal, eles servem para higienizar frango e peixe? Segundo a nutricionista, o uso desses ingredientes é correto, mas não como forma de lavar a carne, e sim como tempero ou marinada.
Ou seja, o limão e o vinagre podem ajudar a dar sabor e maciez à carne, mas não eliminam as bactérias presentes nela. Para isso, é preciso cozinhar bem o alimento, até que ele fique sem nenhuma parte crua ou rosada.
Diante disso, a única situação em que o uso da água sanitária é recomendado é na higienização de ingredientes que não vão ao fogo, como as frutas e verduras. Nesse caso, é preciso tomar cuidado com as quantidades para não ter chance de contaminação. A nutricionista ensina a receita: “20 gotas para cada litro de água para diluir”.
Portanto, agora você já sabe: lavar frango antes de cozinhar não é uma boa ideia. Além de não ser eficaz para eliminar as bactérias, pode colocar em risco a sua saúde e a de quem vai comer com você. O melhor é cozinhar bem o frango e aproveitar o seu sabor.