scorecardresearch ghost pixel



Existe horário bom para encher o tanque e pagar menos? Veja se isso não passa de mito

Variação de temperatura influencia na densidade dos combustíveis. Mas isso é relevante para o consumidor? Descubra agora mesmo!



O preço da gasolina no Brasil não está tão barato quanto já foi. De acordo com a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o preço médio do combustível no país flutua acima dos R$ 5,85.

Leia mais: Até logo, gasolina: em 6 estados, é mais vantajoso abastecer com etanol; veja

Por isso, sempre que possível, condutores de carros, motocicletas e demais veículos buscam alternativas para pagar mais barato na hora de encher o tanque.

Muita gente aposta que há um horário mais adequado para abastecer. Um espaço de tempo em que a proporção entre o preço e quantidade de gasolina, etanol ou diesel seja melhor para o consumidor. Mas será mesmo?

O melhor horário para encher o tanque

Conforme publicado pelo site Autoesporte, os caminhões que fazem longos percursos pelas estradas Brasil afora, geralmente, abastecem seus veículos entre 6h e 10h. Os dados são da ValeCard, uma empresa especializada em gestão de frota.

Ouvido pelo site citado acima, o especialista em combustíveis Marco Lassen pontuou que, de fato, a densidade dos líquidos varia de acordo com a temperatura. Segundo ele, à medida em que a temperatura sobe, a densidade diminui.

“Como o volume é calculado dividindo a massa de produto pela densidade, quanto menor for o valor da densidade, maior será o volume. Assim, podemos dizer que quanto maior a temperatura, maior o volume do combustível.”

Isso afeta quem abastece nos postos comuns?

Apesar de a explicação física estar correta, ela não se aplica aos postos comuns, onde os motoristas vão toda semana para encher o tanque. Isso porque os tanques deles são subterrâneos, ou seja, não sofrem com as alterações de temperatura.

Segundo o profissional, a variação é muito pequena. Desta forma, não impacta o suficiente para que o preço final seja menor ao consumidor.

Sendo assim, pode riscar a dica do título deste artigo. Não precisa criar alarme de nada, já que (infelizmente) não há um horário ideal para encher o tanque e pagar menos.

O jeito é ficar de olho nas promoções mesmo.




Voltar ao topo

Deixe um comentário