É hora de checar os freios do carro do seu carro? Saiba como fazer

Entenda como identificar sinais de que os freios do seu carro estão desgastados e precisam de atenção.



O sistema de freios do veículo é um dos componentes indispensáveis para promover a segurança no trânsito. Freios desgastados ou em más condições são capazes de provocar ou agravar acidentes, colocando em risco a vida dos envolvidos.

Leia mais: Atenção, motorista: fim da onda de calor pode significar prejuízo para seu bolso

Para garantir que o item esteja em boas condições de circulação, o condutor pode seguir algumas dicas simples no seu dia a dia. A seguir, separamos uma lista de tarefas para quem deseja verificar o funcionamento dos freios.

Avaliação completa dos freios

1. Atenção aos primeiros sinais

O som emitido após o acionamento do pedal de freio pode ser um dos principais indícios de que está na hora de checar o componente. Se você ouve chiados, rangidos ou um bagulho agudo, as pastilhas ou os discos possivelmente estão comprometidos, o que significa que é hora de substituí-los.

2. Mão na massa

É indispensável realizar uma inspeção visual periódica nos freios. Coloque a mão na massa, abra o capô e examine o veículo em busca de sinais de desgaste excessivo nos discos e pastilhas. Busque por rachaduras, sulcos profundos, irregularidades e vazamentos de fluido de freio perto das rodas.

3. Luz de advertência

Quando a luz de advertência para o sistema de freios acende no painel, o carro está te dando o sinal mais claro possível de que existe algum problema. Jamais ignore o aviso e busque ajuda de um profissional sempre que ela aparecer, evitando prejuízos à sua segurança e à de terceiros.

4. Teste do pedal

Uma forma de verificar como estão os freios do seu carro é realizar um rápido teste no pedal. Ao ser pressionado, o componente deve oferecer resistência e oferecer resposta imediata. Caso sinta alguma folga ou se o pedal afundar até o assoalho, corra para o mecânico.

5. Aposte nas revisões

A maneira mais eficiente de manter os freios sempre em boas condições é procurar um mecânico de confiança para realizar revisões periódicas no veículo. O profissional é capaz de realizar uma manutenção preventiva para identificar problemas antes que eles fiquem mais graves, o que às vezes até reduz os gastos.

As dicas acima são especialmente importantes para motoristas que viajam frequentemente ou utilizam o carro diariamente, mas servem para todo mundo. Não deixe de checar seus freios e promova um trânsito mais seguro e eficiente.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário