As diferentes raças de cachorro disponíveis atualmente, revelam características únicas que as tornam especiais. Por exemplo, existem cães pequenos que podem atingir 20 anos de idade ao lado dos tutores, sem problemas de saúde.
Veja também: Cachorro pode comer mamão? Veterinários são bem claros quanto a isso
Sendo assim, é possível afirmar que há uma predisposição genética em determinadas espécies, que favorece o desenvolvimento. Logo, um cão específico tem a possibilidade de ser imune a uma série de doenças comuns. Entenda.
Conheça as 5 raças de cachorros que têm expectativa de vida alta
1. Chihuahua
O pequeno chihuahua, dono de um temperamento forte, alcança uma expectativa de vida de 12 a 20 anos. Essa linhagem mexicana se popularizou no Brasil, mas apesar de ser magra e baixa, gosta de aproveitar o espaço disponível. Contudo, a ausência de problemas congênitos facilita a reprodução e cuidados.
2. Maltês
Em segundo lugar, o maltês é um cão branco que costuma viver bastante, chegando aos 18 anos de idade. Desse modo, vale lembrar que eles também são temperamentais e escolhem um membro da casa favorito. Entretanto, o espírito tranquilo torna sua presença essencial em processos de terapia comportamental.
3. Beagle
Quanto aos beagles, trata-se de uma raça média que ultrapassa os 15 anos, e a fisionomia favorece o banho e a tosa. Além de ter um pelo curto e fácil de limpar, gosta de se exercitar e é inteligente. Embora seja teimoso, garante momentos divertidos e convive tranquilamente com outros animais de estimação.
4. Yorkshire terrier
O Yorkshire terrier é uma versão ainda menor dos yorkshires tradicionais da Inglaterra. Portanto, requer atenção pela fragilidade e os pelos devem ser aparados regularmente, para evitar alergias. Em relação às raças de cachorro que têm expectativa de vida alta, observa-se que a maioria delas morre aos 15 anos.
5. Lhasa Apso
Por fim, o lhasa Apso, que vive aproximadamente 15 anos, e apresenta um perfil tranquilo. Nesse caso, não costuma se adaptar a um estilo de vida extremamente agitado. Visto que ele prefere tranquilidade, o descanso e alimentação balanceada são indispensáveis, visando garantir qualidade de vida.