Como você faz para amenizar o calorão? Cada pessoa tem um método preferido e, em muitos casos, o mais tradicional é fazer uso do ar-condicionado. Claro, nem sempre esse item esteve disponível e foi acessível. Você já se perguntou como as coisas eram no passado? Conheça uma técnica milenar de resfriamento muito mais econômica!
Leia mais: Ar condicionado x ventilador: qual tem o melhor custo-benefício em 2023?
Antes da invenção do ar-condicionado, a China já tinha uma técnica eficaz para combater o calor. Estamos falando dos pátios internos. Eles sempre foram extremamente sustentáveis. E o resultado é muito satisfatório! As casas tradicionais chinesas conseguem ter temperaturas até 4,3°C mais baixas em seu interior do que nos demais espaços.
Técnica milenar e mais econômica
Os pátios internos eram projetados para controlar a temperatura interna das casas. O vento soprava sobre o pátio e entrava nos espaços por meio de aberturas. Essa brisa criava fluxos de ar, o que substituía o calor interno pelo ar mais fresco que vem de fora.
Esses pátios eram comuns em casas tradicionais do leste e sul da China. Outra vantagem da técnica milenar e mais econômica é conseguir uma melhor a entrada de luz e a coleta de água da chuva. Sendo assim, os pátios internos eram uma parte essencial da arquitetura tradicional chinesa, desempenhando um papel fundamental no controle do clima, na acomodação de várias gerações de famílias e na promoção de um ambiente mais confortável e iluminado.
Com o passar dos anos e com o crescimento do interesse pela arquitetura tradicional chinesa, esses pátios voltaram à pauta. Outra grande razão é o incentivo do governo de reduzir a emissão de carbono na construção civil.
Com isso, alguns prédios históricos estão sendo restaurados e estão buscando inspiração nos pátios internos. Essa é uma forma de voltar um pouco no tempo e entender o que deu muito certo para amenizar o calor antes das grandes invenções, como é o caso do ar-condicionado.