Gato com a língua para fora: 5 coisas que isso pode significar

As pessoas que têm gato talvez tenham percebido a língua do pet exposta, então descubra se esse hábito realmente faz mal ou é considerado saudável.



A anatomia dos pequenos felinos surpreende até os especialistas, que seguem pesquisando o hábito de animais de estimação. Sendo assim, existe um comportamento que chama a atenção dos tutores, quando o gato mostra a língua.

Veja também: Calor extremo: devo tosar meus gatos e cachorros? Veterinários dão veredicto

Na internet, é possível ver postagens que retratam cenas divertidas, dado que os gatos ficam meigos em diversas situações. Dito isso, observe algumas informações que explicam os benefícios e sinais negativos ligados à abertura da boca.

O gato está com a língua de fora: o que isso significa?

1. Uma boa noite de sono

Em primeiro lugar, se um gato mostrou a língua ao dormir, pode significar que ele teve uma boa noite de sono. Afinal, trata-se do reflexo de um estado de relaxamento e conforto após um período de descanso tranquilo, sem interrupções.

2. Desconforto com o calor

Por outro lado, se o fato for observado em um dia quente, indica que o animal está buscando alívio do calor. Essa é uma forma de dissipar o calor corporal e regular a temperatura, e demonstra desconforto. Desse modo, ofereça sachês congelados, estimule o consumo de água e mantenha o piso bem fresquinho.

3. Crescimento dos dentes

Quanto ao crescimento dos dentes, especialmente em gatinhos, existe uma projeção da mandíbula. Visto que a dentição se transforma conforme o desenvolvimento, é considerado um fator temporário e natural.

4. Situações estressantes

Em relação a situações estressantes, alguns gatos projetam a língua em resposta a um estado de ansiedade. Portanto, costuma acontecer em ambientes desconhecidos, na presença de outros animais e no veterinário. Nesse sentido, procure perceber o que causa o estresse e atue na prevenção.

5. Problemas respiratórios

Por último, nos casos de problemas respiratórios, um gato estende a língua devido ao esforço para respirar. Esse sinal de alerta requer atenção veterinária imediata, no intuito de identificar precocemente o motivo da falta de ar.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário