No trânsito: se estou no limite de velocidade, preciso dar passagem à esquerda?

Muitos motoristas têm dúvidas. Eles são obrigados ou não a dar a passagem à esquerda quando estão nas estradas? Veja quando pode ser multado!



O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) está repleto de regras e, às vezes, muitos motoristas ficam em dúvida sobre algumas delas. Por exemplo: você é obrigado a dar passagem na faixa da esquerda quando está dentro do limite de velocidade? Veja o que deve fazer para evitar multas e pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Leia mais: Mito ou verdade: pessoa com TDAH corre maior risco de acidente no trânsito?

Segundo o código, se estiver dirigindo na pista da esquerda, ou seja, na faixa mais à esquerda possível da estrada, mesmo que esteja mantendo a velocidade máxima permitida na via, você deve dar passagem a outro carro que deseje te ultrapassar, sim.

Passagem à esquerda

Isso ocorre porque, caso você esteja ocupando a faixa da esquerda e não ceda espaço quando outro carro se aproximar, estará cometendo uma infração. O código classifica essa infração, que ocorre ao permanecer na pista da esquerda, mesmo mantendo a velocidade adequada, como média.

Ela pode resultar em uma multa de R$ 130,16, além de quatro pontos na carteira de motorista. A interpretação aqui é que a faixa da esquerda deve permanecer livre o máximo possível.

Além disso, há mais um detalhe: se o carro que estiver tentando ultrapassar você for um veículo de emergência, como uma ambulância ou uma viatura da polícia com luzes e sirenes ligadas, não dar passagem se torna uma infração muito grave.

Nesse caso, a multa é ainda maior e no valor de R$ 293,47. São adicionados sete pontos à sua CNH. Por isso, mesmo que o carro que queira ultrapassar você esteja em alta velocidade, é importante dar passagem, pois a segurança no trânsito é fundamental e é uma exigência estabelecida por lei.

O entendimento é que, se um veículo mais rápido não conseguir ultrapassar, ele pode ficar atrás de um veículo mais lento, aumentando assim a chance de um congestionamento no trânsito.

Além disso, quando um motorista tenta ultrapassar e não consegue, ele fica mais propenso a ficar nervoso e a realizar manobras arriscadas, portanto, o melhor é abrir caminho, contribuindo para um tráfego seguro e fluído.




Voltar ao topo

Deixe um comentário