Afinal, motoristas de aplicativo são obrigados a usar ar-condicionado?

Calor no Brasil tem gerado o aumento de uma reclamação muito comum entre os usuários da Uber e outras. Os motoristas podem se recusar a ligar o ar-condicionado?



Sair de casa em dias muito quentes pode ser mais difícil por causa do desconforto e até mesmo de alguns riscos extras para a saúde. Se você utiliza serviços de transporte por aplicativo, como Uber e 99, pode não gostar dessa notícia: os motoristas não têm a obrigação de ligar o ar-condicionado durante as corridas. Entenda a situação.

Leia mais: Ar-condicionado do carro não resfria direito? 3 dicas vão turbiná-lo

Muitos usuários desses serviços reclamam que, frequentemente, os condutores se recusam a ligar o ar-condicionado. Para os motoristas, essa é uma forma de economizar combustível, uma vez que precisam rodar o dia inteiro e, assim, os gastos já são elevados. Essa é uma tentativa de melhorar os seus lucros na atividade.

Motoristas não precisam ligar o ar-condicionado

Para os clientes, principalmente em dias muito quentes, o desconforto fica muito maior. E muitos se questionam se essa recusa por parte dos motoristas é mesmo possível ou se eles seriam obrigados a ligar o ar-condicionado.

O hábito de manter os vidros abertos se tornou mais evidente durante a pandemia da Covid-19, quando as regras eram mais rigorosas e exigiam que os condutores mantivessem os vidros abaixados para evitar a propagação do vírus. Mesmo após o período da pandemia, muitos motoristas continuaram com essa prática e, por vezes, recusam-se a ligar o ar-condicionado. Alguns usuários do serviço reclamam dessa resistência.

Segundo as políticas das empresas de transporte por aplicativo, como Uber e 99, os condutores têm o direito de recusar a ligação do ar-condicionado. A decisão fica a critério deles, bem como do passageiro.

Mas é claro que, pensando em uma boa avaliação, alguns motoristas preferem atender os pedidos para garantir a satisfação e o conforto dos clientes. Apesar disso, eles não são obrigados a ligar o ar.

Isso pode parecer contraditório, pois, embora não haja regras específicas, as plataformas exigem que os carros estejam equipados com ar-condicionado para operar, motivo que leva muitos usuários a pensar que os motoristas sempre precisarão atender a esse pedido.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário