As plantas aromáticas não apenas ajudam a decorar a cozinha, mas neutralizam os odores que são gerados pelo preparo de alimentos. Além disso, elas podem ser utilizadas como temperos frescos, proporcionando um sabor delicioso.
Veja também: Adeus, barriga! 3 exercícios poderosos para queimar a incômoda ‘pochete’
Nesse caso, é possível escolher uma espécie que torne o ambiente menos suscetível ao mau-cheiro e à entrada de insetos. Afinal, determinadas folhas produzem substâncias que têm ação repelente e antioxidante.
Segue abaixo uma lista com 21 plantas que podem ser cultivadas na cozinha
- Manjericão
- Cilantro
- Aneto
- Hortelã
- Salsa
- Alecrim
- Orégano
- Tomilho
- Cebolinha
- Coentro
- Erva-doce
- Estragão
- Louro
- Sálvia
- Camomila
- Lavanda
- Malva
- Menta
- Pimenta-de-caiena
- Pimenta-do-reino
- Tomilho-limão
Dicas indispensáveis para cuidar de plantas aromáticas
Escolha as plantas certas: em primeiro lugar, nem todas as plantas sobrevivem a cultivos internos. Por esse motivo, escolha ervas que conseguem se adaptar a um local sombreado, seguindo as características da residência.
- Regue com moderação: desse modo, é importante regar moderadamente evitando encharcá-las. Ou seja, toque o solo na intenção de perceber a umidade.
- Forneça luz adequada: portanto, a luz solar é indispensável no processo de fotossíntese, então escolha um lugar bem iluminado, perto da janela.
- Mantenha as folhas limpas: em seguida, limpe as folhas regularmente, pois a poeira bloqueia a superfície responsável pela absorção de nutrientes.
- Fertilize regularmente: por último, as plantas precisam de nutrientes para crescer, então é importante fertilizá-las a partir de matéria orgânica.
Você pode plantar seus próprios temperos
Em relação às recomendações acima, plantar temperos em casa é uma maneira inteligente de estimular uma alimentação saudável. Sendo assim, se você não tiver experiência, comece pela salsa, coentros, hortelã, cebolinho e manjericão.
Por último, use recipientes furados, um bom substrato e realize as manutenções referente à rega. Logo, em poucas semanas as primeiras folhas vão começar a surgir, garantindo ervas frescas que compõem pratos clássicos e deliciosos.