Uma cidade famosa no litoral de São Paulo é popularmente conhecida como a “Pisa Brasileira”. Você sabe qual é? Entenda o motivo que faz com que esse lugar tão especial seja comparado a um dos pontos turísticos mais conhecidos de todo o mundo, que fica na Itália.
Leia mais: Cidade brasileira é eleita uma das mais perigosas para viajar; adivinhe qual é
Estamos falando da cidade de Santos, no litoral paulista. Ela leva a fama por causa dos mais de 300 edifícios inclinados que estão espalhados pela cidade. E há um motivo para que essa inclinação tenha acontecido ao longo dos anos, o que deixa essa história ainda mais curiosa e interessante!
Pisa Brasileira
O motivo dessa inclinação é que a cidade de Santos cresceu rápido demais, principalmente nas décadas de 40 e 50, com a construção de grandes edifícios. Apesar dessa rápida expansão, em 1970, essas construções começaram a afundar, inclinando-se até 120 centímetros por causa do solo peculiar do lugar.
Ele é composto por uma camada de areia fina compacta sobre uma camada de argila mole, uma configuração geológica semelhante à famosa Torre de Pisa, na Itália. Assim, na época, os edifícios foram construídos com fundações rasas, o que não foi suficiente para resistir ao solo macio, levando ao afundamento gradual.
O que você deve estar se perguntando é se essa inclinação ao longo dos anos se tornou perigosa, certo? A boa notícia é que não! Apesar delas, esses edifícios não representam risco de desabamento. Além disso, para garantir mais segurança, a prefeitura realiza medições a cada dois anos. Caso algo seja identificado, os condomínios são responsáveis por fazer as correções.
Ao longo dos anos, muitos prédios passaram por correções.
Na Torre de Pisa, a original, a inclinação é conhecida mundialmente. A torre inclina-se devido a problemas de fundação e ao solo sobre o qual foi construída, que é do tipo é argiloso e instável.
Em Santos, os edifícios também apresentam inclinações notáveis por causa do tipo de solo específico da região, que é composto por uma camada de areia compacta que está acima de uma camada de argila mole. Sendo assim, essa é uma configuração geológica semelhante à encontrada em Pisa.