Você já se perguntou como os restaurantes conseguem fazer um arroz que não fica empapado? Nesse caso, existem dicas essenciais que tornam a receita incrível e costumam ser usadas por chefs renomados que priorizam a qualidade.
Veja também: Feijão fica com espuma na panela? Cuidado, isso pode te fazer mal
Desse modo, é válido seguir certos processos que mantêm as propriedades do ingrediente. Por esse motivo, conheça os segredos que todos precisam saber antes de fazer o almoço, garantindo sabor e textura agradáveis ao paladar.
1. Reduza a quantidade de amido
Em primeiro lugar, é necessário reduzir a concentração de amido, que acaba deixando o arroz grudento. Sendo assim, deixe os grãos de molho em uma bacia com água limpa por 15 minutos, e se for preciso, troque a água duas vezes.
2. Não se esqueça das proporções
Outra dica é prestar atenção nas proporções de arroz e água, porque para uma medida de arroz são duas de água. Afinal, o excesso de líquido deixa a guarnição mole e aguada, enquanto a escassez leva a uma consistência firme.
3. Frite bastante os grãos de arroz
Quanto ao truque deixa o arroz bem soltinho, basta fritá-lo em uma panela com um pouco de óleo, alho e sal. Isso vai deixar o arroz mais solto e aromático. Além de elevar os aromas, crie uma camada protetora que o protege da umidade. Lembre-se de mexer constantemente, evitando que o alimento fique queimado.
4. Adicione água em temperatura ambiente
Um erro comum que muitas pessoas cometem é adicionar água fria ou quente ao arroz. Essa atitude prejudica o cozimento, pois altera a temperatura da panela, ou seja, recomenda-se a temperatura ambiente, que favorece o tempo ideal.
5. Comece em fogo alto e depois reduza
Por último, entre as melhores dicas para preparar arroz, é importante reduzir o fogo assim que começar a levantar fervura. Logo, ao fazer que a água evapore lentamente, é possível cozer cada grão uniformemente. No entanto, não deixe de tampar a panela e garantir que o vapor se espalhe.