Uma nova onda de calor irá atingir cerca de 10 estados brasileiros nos próximos dias, causando alerta para os moradores das regiões. De acordo com a previsão divulgada pelo Climatempo, os locais ficarão sob alerta laranja, visto que a onda de calor pode trazer risco para a saúde. As temperaturas ficarão entre 3 °C a 7 °C mais quentes acima do esperado.
Veja também: Adeus calor, vem friozinho! Tutorial ensina como transformar seu ventilador em ar-condicionado
As áreas mais afetadas serão Goiás, Minas Gerais, divisa do Tocantins e interior do Nordeste. Nesta quarta-feira (18), Cuiabá (MT) bateu novo recorde de temperatura máxima no ano, chegando aos 42,2 °C. Além dela, novo recorde do ano também foi atingido em Campo Grande (MS), com os termômetros marcando 37,8 °C.
Por outro lado, o Paraná está sob alerta laranja também, mas devido ao risco de tempestades com ventos que podem atingir os 100 km/h. Os estados que estão em alerta laranja são: Amazonas, Roraima, Pará, Tocantins, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Paraná.
Chuvas continuam no Sul e Sudeste
Enquanto parte do país registra temperaturas máximas recorde, outra parte segue a semana com tempo frio e chuvoso. No Rio Grande do Sul, os moradores da área norte do estado devem se preparar para verdadeiros temporais. Já no Paraná e em Santa Catarina, esta quinta-feira (19) será de garoa e tempo fechado.
A mesma situação é esperada em São Paulo, que contará com uma garoa durante todo o dia. Mesmo com baixo nível de chuvas, os precipitados já estão acima do recorde do mês, atingindo a marca de 280mm. De acordo com o Inmet, essa é a marca mais alta para outubro nos últimos 80 anos.
Por fim, o Rio de Janeiro e o Espírito Santo também terão uma quinta-feira com chuvas fracas. Assim, as chuvas se restringem a Minas Gerais no sudeste, visto que o estado mineiro terá temporais e fortes pancadas de chuva ao longo do dia.