Vai comprar? Saiba quanto custa o planeta Terra – é uma pechincha!

Isso mesmo! O planeta tem um preço e aposto que você não consegue nem mensurar o valor.



Que a Terra, nossa casa, nosso planeta no Sistema Solar é um tesouro inestimável, todo mundo sabe – e justamente por isso precisa da nossa proteção. Nossas belezas naturais, as formas de vida, os biomas e todo o patrimônio cultural material e imaterial que construímos não tem preço. Ou será que tem?

Leia mais: Extinção de mamíferos, temperatura de até 70 °C e supercontinente podem ser o futuro do planeta

Pesquisas recentes conseguiram estimar um “valor” para a Terra. O cálculo levou em consideração justamente os nossos recursos naturais, fauna, flora e, claro, nós, os seres humanos.

Qual o preço do Planeta Terra? Valor vai te surpreender!

Mas quanto vale realmente a Terra? Esta pode parecer uma pergunta muito complicada, afinal de contas, parece impossível conseguir atribuir um valor monetário a tudo o que temos (de bom e de ruim) por aqui.

No entanto, Greg Laughlin, professor de Astronomia na Universidade de Yale, conseguiu fazer o cálculo deste valor. O docente afirmou ter usado como base alguns parâmetros científicos. Mas deixou bem claro: os números são meramente referenciais e não aplicáveis no mundo real.

Além das nossas belezas naturais, o professor também considerou algumas outras variáveis como massa, temperatura e idade do planeta para chegar a um valor aproximado em dólares.

O resultado foi um número que nem mesmo grandes bilionários, como Elon Musk e Bernault Arnault, teriam como pagar. Segundo o professor Greg, a Terra custa o valor de: US$ 5 quatrilhões!

É ou não é valioso? Por isso é tão importante valorizar e cuidar do nosso planeta!

Caro ou barato?

Se a Terra tem um valor, então será que podemos estimar quanto os outros planetas também, valem? Mais do que isso, será que também podemos fazer uma comparação entre a Terra e os nossos vizinhos?

Podemos, sim. Mas, antes, temos que saber mais sobre os outros corpos celestes do Sistema Solar. Com o que sabemos sobre Marte, por exemplo, dá para fazer uma estimativa de valor semelhante. E, assim, chegamos a um valor “simbólico”, de US$ 16 mil – um “troco” perto do valor da Terra.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário