Geralmente, as cafeterias servem, junto ao expresso, um copinho com água. Já percebeu? Essa cultura, difundida ao redor do mundo, tem como função a limpeza do paladar antes de provar o café. Dessa forma, é possível extrair de cada gole, os sabores mais complexos, sem interferências externas.
Leia mais: O café nunca foi tão “excitante”: harmonizações ousadas estão em alta
Além da neutralização de sabores, esse copinho de água pode trazer outros benefícios, como a própria hidratação.
Origem
Há diversas histórias sobre a origem desse hábito. Uma delas, por exemplo, remonta à época do Império Austro-Húngaro, no século X. Naquele contexto, a nobreza não sabia o que fazer com a colher suja de creme ou leite após mexer a xícara. As pessoas, então, colocavam a colher suja naquele copinho com água.
Agora, outra versão aponta que, na Europa, o copo d’água era um sinal de respeito e cortesia pelos clientes. Por fim, outra versão, agora italiana, defende que a tradição do copo d’água teria surgido em 1920 para acompanhar o forte sabor do expresso, a principal bebida à base de grãos de café na época.
Café e água
Independentemente da origem da tradição do copinho de água acompanhando o café, os nutricionistas defendem que o hábito pode ser bom para o corpo. Isso, porque ao beber a água junto a uma infusão, evitam-se os sintomas de irritação na mucosa ou acidez.
Além disso, o hábito limpa o paladar de alimentos já consumidos, mantendo o verdadeiro sabor do café.
Os especialistas em café vão na mesma linha e defendem a importância da água para limpar o paladar, assim, é possível perceber as nuances de sabor que o café tem a oferecer. Além disso, o café, por ser um diurético natural, ao ser consumido, inicia-se um processo de desidratação do organismo.
Ao se hidratar antes de tomar o café, o corpo evita a desidratação e a fome.
Outras bebidas
Apesar de a água ser muito bem-vinda na hora de tomar aquele cafezinho, é preciso estar atento ao consumo junto a outras bebidas. O café com leite, por exemplo, depende do gosto pessoal; contudo, pessoas com deficiência em ferro devem ter cuidado com a combinação, uma vez que o café inibe a absorção do ferro presente nos laticínios.