Você pode estar fazendo errado! Como lavar cebolinha do jeito CERTO

Você sabe como higienizar a cebolinha corretamente, ou nunca prestou atenção na hora de lavar esse tempero na cozinha? Veja o que fazer.



A cebolinha é aquele toque fresco e crocante que, quando picada, dá vida e sabor a inúmeros pratos, sejam eles salgados ou doces. Mas, para que ela possa ser consumida sem medo e fazer jus a todos os seus benefícios e sabor, é fundamental que sua higienização seja feita da maneira correta.

Veja também: Dá para trocar o whey protein pelo feijão? Veja se eles são equivalentes

Assim como outros vegetais, a cebolinha possui características que requerem atenção no momento da limpeza, e é sobre isso que falaremos a seguir.

Já ouviu aquele ditado que diz que o segredo está nos detalhes? Pois bem, quando se trata de higienizar a cebolinha, ele não poderia ser mais verdadeiro. Ou seja, suas características físicas, como os tubinhos finos e bem unidos, fazem dela um desafio quando o assunto é higienização.

E, como queremos saborear nossos pratos com a tranquilidade de que estamos consumindo algo saudável, é preciso seguir alguns passos.

Separar todos os caules da cebolinha

Como os tubinhos ficam bem unidos, pode ser um desafio limpar entre eles adequadamente. A situação é semelhante a outros vegetais, como repolho e brócolis. Então, para começar, é vital separar cada caule.

Isso permitirá que você tenha acesso a cada parte da cebolinha e consiga lavá-la em água corrente, removendo excessos de terra e outras sujidades.

Deixar de molho em solução

Se pensa que lavar em água corrente é o suficiente, preciso corrigir essa ideia. Embora seja um bom começo, a higienização adequada requer um passo adicional: o molho. Dessa forma, coloque a cebolinha em uma solução composta por água e água sanitária.

VEJA TAMBÉM: Cebolas: geladeira ou despensa? o grande dilema desvendado

O ideal é 1 colher (sopa) de água sanitária para cada litro de água. Deixe a cebolinha imersa por 15 minutos. Depois, passado esse tempo, lembre-se de enxaguar bem para remover qualquer resíduo da solução.

Secar a cebolinha muito bem antes de guardar

Uma cebolinha úmida pode ser o ambiente perfeito para o desenvolvimento de microrganismos. Por isso, antes de guardá-la, assegure-se de que está bem seca. Depois, utilize um pano de prato limpo ou papel-toalha para remover toda a água.

E uma dica valiosa: cortar a cebolinha antes de armazená-la não só facilita o armazenamento, mas também agiliza o preparo dos seus pratos no dia a dia.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário