A partir desta terça-feira (24), o WhatsApp deixa de oferecer suporte para uma série de celulares com sistema Android. Usuários de aparelhos mais antigos não conseguirão mais acessar o aplicativo de mensagens, segundo informações do g1.
Leia mais: Boomers ricos não gastam dinheiro com estas 5 coisas
O fim da compatibilidade é um processo comum, já que a empresa deixa de oferecer atualizações para sistemas mais antigos porque precisa otimizar funções e ampliar os recursos de segurança. Assim, os smartphones mais antigos não conseguem suportar os novos softwares.
Celulares que ficaram sem WhatsApp
A Meta, empresa dona do mensageiro, não detalhou a lista de celulares que deixaram de ser compatíveis com ele. A companhia informou apenas que a plataforma não terá mais suporta para aparelhos que utilizam o sistema 4.1 (Jelly Bean).
Para continuar trocando mensagens pelo WhatsApp, o usuário precisa ter um smartphone com Android 5.0 (Lollipop) ou superior. Aqueles que não podem fazer atualização serão notificados pela empresa.
Como resolver o problema
Se o seu celular suporta um sistema mais novo, basta acessar as configurações e realizar a atualização. No entanto, caso ele não tenha suporte para uma nova versão do Android, não será mais possível utilizar o aplicativo.
Para descobrir qual a versão do sistema operacional em uso, siga as instruções abaixo:
Samsung
- Acesse o menu “configurações”;
- Selecione a opção “sobre o telefone”;
- Toque em “informações do software”;
- Clique em “versão Android” e confira as informações.
Motorola
- Acesse o menu “configurações”;
- Selecione a opção “sistema”;
- Toque em “sobre o dispositivo”;
- Clique em “versão Android” e confira as informações.