Já parou para pensar no impacto que a escolha dos seus alimentos tem sobre a saúde desse órgão vital? Muita gente não sabe, mas a comida que ingerimos desempenha um papel crucial na formação de pedras nos rins, ou cálculos renais, como são chamados pelos profissionais de saúde.
Leia também: Você comeria? Empresa lança salmão impresso em 3D e 100% vegano
De acordo com o nefrologista Flávio Galindo, muitos subestimam o poder dos alimentos nesse contexto. “Não é apenas a quantidade, mas o tipo de alimento que ingerimos que pode acender a faísca inicial para a formação dessas temidas pedras”, alerta.
O nosso corpo é uma máquina potente, e a urina é uma das formas que ele encontra para eliminar substâncias que não são mais úteis. No entanto, quando ingerimos alimentos ricos em determinados componentes, essas substâncias podem se cristalizar na urina, dando origem aos cálculos.
Sabendo disso, separamos quatro alimentos que podem ser vilões para os nossos rins. Vamos a eles?
Evite pedras nos rins: 4 alimentos que você deve conhecer e evitar agora
- Oleaginosas
Sabemos que alimentos como nozes e amendoins são deliciosos e até benéficos em certos aspectos. No entanto, eles têm um lado sombrio: são ricos em oxalato. Esse composto está diretamente relacionado à formação de cálculos renais. Portanto, é bom maneirar no consumo.
- Refrigerantes
Quem resiste a um refrigerante geladinho em um dia quente? A resposta deveria ser: nossos rins! Especialmente os refrigerantes tipo cola têm uma substância chamada ácido fosfórico, usada para dar aquele sabor irresistível. Mas saiba que esse mesmo ingrediente é um vilão para os nossos rins.
- Carnes
Tudo bem que um churrasco no final de semana é uma delícia, mas o consumo exagerado de proteína animal, sobretudo carne vermelha, aumenta o nível de sódio no corpo. Esse excesso de sódio faz com que a urina carregue mais cálcio e oxalato. Adivinhe só? Mais risco de formação de pedras nos rins.
- Alimentos Processados
Quem é que resiste a comodidade dos alimentos prontos? Mas eles trazem consigo uma carga pesada de fósforo, sal e gordura. Comer essas delícias com muita frequência pode não só levar ao ganho de peso, mas também sobrecarregar nossos rins.