O simples ato de passar manteiga no pão pode oferecer pistas intrigantes sobre a personalidade de alguém, de acordo com um estudo realizado pelo pesquisador, psicólogo e autor britânico, Darren Stanton.
Veja também: Dias quentes pedem porções de sabor: 9 frutas para se refrescar
Isso porque ele uniu forças com a famosa marca britânica “Flora”, conhecida por seus produtos à base de plantas no Reino Unido, a fim de explorar como diferentes métodos de aplicação de manteiga podem revelar traços de caráter surpreendentes.
Diante disso, a pesquisa identificou vários estilos de aplicação de manteiga, cada um correlacionado com características distintas da personalidade. Confira a seguir:
O que diz o pesquisador britânico
“Na aparentemente banal ação de passar um creme em uma torrada, camadas da nossa personalidade são reveladas. Alguns passam com precisão, outros com espontaneidade – a maneira como espalhamos reflete nossa resiliência, paciência e atenção aos detalhes”, explicou Stanton em uma entrevista à South West News Service.
1. Deslizadores
São aquelas pessoas que deslizam a faca sobre suavemente a torrada para obter uma distribuição uniforme da manteiga. Cerca de 50% dos 2.000 adultos entrevistados adotam essa abordagem, e, segundo Stanton, esses indivíduos tendem a ser notavelmente calmos e tranquilos, capazes de enfrentar desafios com serenidade e compreensão.
2. Cobertura total de manteiga
Representando 19% dos entrevistados, os “espalhadores de cobertura total” são meticulosos e organizados. Nesse sentido, são frequentemente os planejadores em seus grupos de amigos, preferindo que cada centímetro da torrada seja uniformemente coberto com a quantidade precisa de manteiga.
3. Aglomeradores
Enquanto isso, esse grupo, composto por 6% dos participantes, não se preocupa com a uniformidade e, muitas vezes, deixa aglomerados de manteiga no pão. Similarmente, são pessoas criativas e de pensamento livre, que gostam de seguir seu próprio caminho e encaram a vida com uma perspectiva única.
4. Manteiga nos dois lados
Aqueles que aplicam manteiga nos dois lados do pão são únicos e representam a menor parcela dos entrevistados. Desse modo, são pessoas criativas, extrovertidas e autoconfiantes, que confiam em seus instintos e não seguem o caminho dos outros.
5. Rasgar e espalhar
Pessoas que cortam pedaços do pão e espalham a manteiga pedaço por pedaço são, muitas vezes, avessas a surpresas e preferem manter o controle. Este método reflete sua capacidade de desmembrar situações complexas e se adaptar conforme necessário.
6. Quase nada de manteiga
Aqueles que usam pouca manteiga e deixam espaços vazios são amantes da simplicidade, preferindo saborear o gosto e a textura do pão em vez de encharcá-lo em manteiga. A princípio, são frequentemente pessoas ativas, que valorizam o tempo e desfrutam de momentos espontâneos.
7. Mais manteiga do que pão
Por fim, aqueles que aplicam tanta manteiga que mal se pode ver o pão estão entre os mais alegres e otimistas. Sobretudo, veem o lado positivo em tudo e adoram viver a vida ao máximo.
A complexidade da personalidade
É importante ressaltar que essas características, embora tenham sido observadas na pesquisa, não definem inteiramente a personalidade de um indivíduo e podem variar amplamente.
Portanto, antes de tirar conclusões precipitadas sobre seus amigos e familiares com base em sua técnica de passar o produto no pão, é importante lembrar que a personalidade é complexa e multifacetada.