Quem não aprecia uma noite bem dormida? Afinal, o sono é uma necessidade básica que nos revigora, mas você já parou para pensar que os alimentos que consumimos antes de deitar podem afetar a qualidade desse repouso merecido?
Leia também: Relação pode chegar ao fim após homem revelar sua dieta para a namorada
A nutricionista Carrie Gabriel, com base em sua experiência em Los Angeles, nos Estados Unidos, nos alerta sobre como uma refeição generosa antes de dormir pode causar problemas digestivos, como azia e refluxo ácido. “Idealmente, uma refeição antes de dormir deve ser menor do que aquela durante as partes mais ativas do dia”, recomenda a especialista.
7 alimentos que você deve evitar antes de dormir
Para um descanso adequado, a nutricionista, em conjunto com outros profissionais especializados, selecionou sete alimentos que podem impactar negativamente na qualidade do sono. Vamos a eles?
Álcool: Um gole de álcool pode parecer relaxante, mas ele reduz a qualidade do sono, especialmente a fase REM. Além disso, o álcool pode causar ronco e apneia, perturbando ainda mais o repouso.
Queijo: Queijos fortes, como cheddar, parmesão e Gruyère, contêm tiramina, um aminoácido que pode acelerar os batimentos cardíacos, tornando-o menos propenso a adormecer.
Tomates e frutas cítricas: Embora leves, esses alimentos ácidos podem causar azia e refluxo ácido, o que atrapalha o sono.
Carne vermelha e embutidos: Esses alimentos de digestão mais lenta alteram hormônios e o ritmo do corpo, prejudicando a qualidade do sono e podendo causar refluxo.
Frituras e comidas gordurosas: Assim como as carnes, esses alimentos dificultam a digestão, tornando o sono mais perturbado.
Doces ou comidas açucaradas: O açúcar contribui para a circulação de glicose no corpo, o que pode causar picos de adrenalina, atrapalhando o descanso.
Água: Beber muita água antes de dormir leva a visitas frequentes ao banheiro durante a noite, interrompendo o sono e a fase REM, a mais profunda.
Portanto, se você deseja ter uma noite de sono tranquila e revigorante, pense bem nas escolhas alimentares antes de ir para a cama. Optar por refeições leves e equilibradas pode ser o segredo para acordar revigorado e pronto para encarar o novo dia.