Muitas vezes, olhamos para os armários da nossa cozinha e somos surpreendidos pela quantidade de itens acumulados. Entre utensílios que mal usamos e embalagens vazias, o espaço se torna limitado e a desordem toma conta.
Leia também: Soltar pum na cozinha pode ser perigoso? Estudo faz descoberta chocante
Para aqueles que desejam otimizar esse ambiente e torná-lo mais funcional, os especialistas membros da Associação de Organizadores e Organizadores Profissionais ( APDO ) têm algumas dicas valiosas sobre o que eles definitivamente NÃO guardariam nos armários. Preparado para descobrir e fazer essa transformação na sua casa? Vamos lá!
10 itens que NÃO merecem espaço na sua cozinha
1- Talheres e louças grandes: Você sabe aquelas travessas gigantes que usamos uma vez por ano? Sue Spencer, da A Life More Organized, sugere: “Grandes caçarolas, louças de Natal e travessas grandes ou divertidas devem ser removidas”. Mantenha por perto o que você realmente usa!
2- Recipientes de plástico em excesso: Todos nós temos Tupperwares sobrando nos armários. Mas, como bem pontua Sue, é pouco provável que precisemos de todos eles “por precaução”.
3- Pacotes de comida abertos: Para Elizabeth Wickes, do The Life Organizer, o foco é na qualidade e conservação dos alimentos. “Uma grande prioridade é livrar-se de quaisquer pacotes abertos de alimentos”.
4- A famosa gaveta de “coisas”: Craig Hoareau, de Uma mente organizada, é direto: essa gaveta, que acumula tudo, desde pilhas até alfinetes, não deveria existir.
5- Gadgets de cozinha que você não usa: Seja sincero, quantos gadgets você tem e nunca usou? Como Gill Gudgeon, da Restaure a calma, brinca: “A única coisa que eu nunca teria na minha cozinha é um maçarico de chef!”.
6- Copos em excesso: “Será que 16 pessoas estariam em sua casa bebendo vinho branco ao mesmo tempo?”, questiona Kate Galbally, de Melhor Organizado. Pense nisso!
7- Ferramentas e chaves de fenda: Marie Bateson, da Corte a Desordem, é firme ao dizer que esses itens, que muitas vezes acabam escondidos nos armários da cozinha, não deveriam estar lá.
8- Correspondência: Cartas, contas, menus de delivery… tudo isso não deve ficar na cozinha, onde pode ser facilmente esquecido.
9- Recipientes de armazenamento impraticáveis: Você tem algum pote redondo que mal se encaixa no armário? Rebecca Roberts, da Organize meu espaço, tem uma sugestão: opte por formatos retangulares ou quadrados, que são mais funcionais.
10- Excesso de livros de culinária: E por último, mas definitivamente não menos importante, a pergunta de ouro de Jane Lee, de Jane Lee Interiores: “Jamie, Nigella, Rick e Gordon estão frequentemente amontoados no fundo dos armários da cozinha e provavelmente nunca verão a luz do dia.”
Os especialistas são unânimes: uma cozinha organizada é sinônimo de praticidade no dia a dia. Afinal, não é só sobre ter um armário limpo, mas sobre criar um ambiente harmonioso e funcional. E você, pronto para repensar o que guarda na sua cozinha?