Na hora de aproveitar o final de semana para pegar estrada e viajar, os motoristas devem se atentar a diversos pontos em seus veículos antes de sair de casa. Um dos principais itens a serem observados é o pneu e a roda, principalmente caso uma troca tenha sido realizada há pouco tempo. Por mais que pareça algo simples, a troca de pneus exige atenção a algo extremamente importante: o aperto dos parafusos.
Leia mais: Esqueceu de calibrar o pneu? Este guia de ouro tem tudo o que você precisa
Um vídeo divulgado recentemente na internet mostra um acidente causado devido a uma roda de um carro, que se soltou. Ao se desprender do veículo, a roda causou o capotamento de outro carro. O caso aconteceu em uma rodovia de Los Angeles, nos Estados Unidos.
De acordo com a Continental, a chave de roda que acompanha os veículos foi projetada para permitir a aplicação de um torque suficiente para que o parafuso seja apertado de forma adequada no veículo.
Como saber se a força aplicada foi o suficiente?
De acordo com Rafael Astolfi, gerente sênior de serviços técnicos ao cliente da Continental Pneus Américas, as chaves de roda dos carros fornecem o torque necessário, ou seja, ao perceber que o parafuso está bem firme e que a chave não roda mais como anteriormente, não é recomendável abusar da força.
“Se a força aplicada for muito superior ao torque necessário, pode ocorrer desde o rompimento do parafuso até a impossibilidade de soltar as rodas com uma chave tradicional, no caso de um furo de um pneu. Já se os parafusos não forem apertados o suficiente, eles podem se soltar ou até entortar, danificando a roda”, explicou.
Além disso, outro passo importante a ser conferido antes de pegar a estrada neste fim de semana é conferir a calibragem dos pneus e do estepe. Por fim, Astolfi recomenta também que seja realizado o alinhamento do conjunto roda, direção e suspensão, bem como a verificação do estado das válvulas e dos sulcos dos pneus.
Se possível, faça tudo isso antes de sair de casa para percorrer longos trajetos.