5 dicas para construir uma reserva financeira de emergência

Saiba como planejar o futuro financeiro e construir uma reserva de emergência para cobrir eventuais imprevistos.



Imprevistos financeiros acontecem e pegam todo mundo de surpresa, mas os mais preparados conseguem lidar muito melhor com a situação. Para quem planeja o futuro e está com a saúde das finanças pessoais em dia, é mais fácil contornar situações como perda de emprego e despesas médicas inesperadas.

Leia mais: Fuja do golpe: criminosos prometem falso desconto no imposto do MEI

Se você quer estar pronto para lidar com os desafios da vida com mais tranquilidade financeira, a dica é montar uma reserva de emergência. Afinal de contas, é impossível prever as situações que a vida coloca na nossa frente, mas é possível evitar que elas desestabilizem nossas finanças.

5 passos para montar uma reserva de emergência

Para começar a construir o colchão que vai te segurar em momentos de queda, confira algumas dicas:

1. Meta de economia

Antes de qualquer coisa, é imprescindível definir um objetivo financeiro realista e baseado em suas despesas mensais para montar a reserva de emergência. A recomendação inicial é ter dinheiro suficiente para cobrir entre três e seis meses de gastos.

2. Orçamento

Você só consegue determinar um valor para guardar quando compreende suas finanças, especialmente as entradas e saídas fixas, mas também as variáveis. Colocando tudo no papel é mais fácil descobrir onde é possível reduzir para poder poupar.

3. Automatização

Para impedir aquele impulso de gastar tudo, automatize a reserva e assegure a economia todos os meses. É possível fazer isso pelo aplicativo do banco, usando a função de transferência automática.

4. Conta de fácil acesso

A reserva de emergência deve estar em uma conta bancária de fácil acesso para que você possa utilizar seus recursos sem complicação quando chegar a hora. O ideal é ter uma conta poupança ou uma conta corrente separada da que você usa no dia a dia.

5. Somente quando necessário

Criar um fundo para situações emergenciais pode levar à tentação de gastar o dinheiro com itens não essenciais, então é preciso ter foco. Evite compras impulsivas e, de preferência, não ande por aí com o cartão que dá acesso à reserva. Lembre-se que em algum momento você pode precisar de verdade daquele valor.




Voltar ao topo

Deixe um comentário