Tire um cochilo sem culpa: esta técnica japonesa rejuvenesce o cérebro

Saiba mais sobre o Inemuri, o cochilo japonês que traz benefícios à saúde.



Já percebeu como ficamos mais despertos depois de tirar um cochilo? Isso não é por acaso e muitas sociedades ao redor do mundo tiram proveito do poder “reparador” de uma sonequinha ao longo do dia.

Leia mais: Os inesperados vilões do sono: 7 alimentos que podem ser seu pesadelo

É o caso, por exemplo, do Japão. Por lá, eles estão sempre cochilando enquanto fazem alguma outra coisa, como quando esperam seu café, estão estudando em uma biblioteca ou na estação de metrô. Eles têm até um nome para isso: Inemuri, que significa “estar dormindo, mas presente” em tradução quase que literal.

Japoneses acreditam que tirar um cochilo é uma forma de ser mais produtivo

Tendo a tradução do nome do cochilo em mente, dá para imaginar como eles dividem este soninho ao longo do dia. Para os japoneses, que dormem menos de sete horas toda noite, é muito comum ter estas pequenas “pausas” por aí.

Na verdade, talvez “pausas” seja o nome mais apropriado para o Inemuri, já que, para eles, é um momento de relaxamento durante a jornada de trabalho. Alguns minutinhos para você descasar sua mente e seu corpo.

Ademais, ao contrário do que acontece aqui no Brasil e em outros países ocidentais, a dormidinha não é penalizada e, inclusive, é respeitada.

Benefícios

O cochilo, de fato, tem alguns benefícios. Tirar uma soneca de 20 minutinhos pode rejuvenescer o cérebro, conforme publicado em um estudo na revista Sleep Health. Além disso, este descanso também pode melhorar a memória, otimizar o processamento de informações, aprimorar a concentração e melhorar o humor. Só coisa boa.

Como fazer Inemuri?

Se você quer tirar um cochilo à la japonesa, aqui estão algumas características muito específicas do Inemuri.

A primeira delas é que a sonequinha é feita enquanto você faz alguma outra coisa. Por exemplo, fechar os olhos por alguns minutos enquanto espera sue café no restaurante, espera o metrô ou na mesa de trabalho – o que, pelo menos aqui no Brasil, pode não ser visto com bons olhos; mas você se acostuma.

Além disso, você deve se atentar ao tempo. A duração mínima do Inemuri é de cinco minutos e a máxima, de uma hora. Para os japoneses, este é o tempo ideal e mais saudável de descanso ao longo do dia.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário