No início do mês de abril, o Ministério da Educação recebeu a autorização para o provimento de 1.700 vagas em instituições de ensino federal de todo o país. As oportunidades contemplam os quadros técnico-administrativo e de docência.
O documento foi publicado em edição do Diário Oficial da União e, de acordo ele, as nomeações podem originar-se de aprovados remanescentes ou, ainda, novas seleções. De qualquer forma, as contratações terão caráter efetivo.
A distribuição das vagas ficaria da seguinte forma:
Técnico-Administrativo (TAE):
- Institutos Federais vinculados ao Ministério da Educação (453): 85 para a Classe D e 368 para a Classe E
- CEFET-RJ e CEFET-MG (47): 15 para a Classe D e 32 para a Classe E
Professores:
- Institutos Federais vinculados ao Ministério da Educação (1.044): 870 para magistério do ensino básico, técnico e tecnológico e 174 para professores equivalentes
- CEFET-RJ e CEFET-MG (156): 130 para magistério do ensino básico, técnico e tecnológico e 26 para professores equivalentes
Veja a relação completa de entidades contempladas aqui.
Com isso, Universidades Federais, Centros e Institutos Federais Tecnológicos têm editais abertos em todo o país para contratação de professores e técnicos. Confira a lista atualizada de instituições de ensino com concursos e processos seletivos abertos.
Concursos abertos em 2018
Universidade Federal do Amapá (UNIFAP): 48 vagas para professor de magistério superior. Inscrições até 17 de maio.
Universidade Federal do Pará (UFPA): cinco vagas para professor de magistério superior. Inscrições até 05 de junho.
Universidade Federal da Bahia (UFBA): 21 vagas para professor de magistério superior. Inscrições até 14 de maio.
Universidade Federal do Ceará (UFC): oito vagas para professor substituto. Inscrições até 21 de maio.
Universidade Federal do Ceará (UFC): oito vagas para professor de magistério superior. Inscrições até 15 de maio.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE): seis vagas para professor substituto. Inscrições até 20 de maio.
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA): duas vagas para professor de magistério superior. Inscrições até 20 de maio.
Fundação Universidade de Brasília (FUB): uma vaga para professor substituto. Inscrições até 11 de maio.
Fundação Universidade de Brasília (FUB): uma vaga para professor substituto. Inscrições até 18 de maio.
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD): 12 vagas para técnico-administrativo. Inscrições até 28 de maio.
Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT): uma vaga para professor substituto. Inscrições até 14 de maio.
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET): dez vagas para professor substituto. Inscrições até 13 de maio.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG): cinco vagas para professor substituto. Inscrições até 11 de maio.
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF): cinco vagas para professor por tempo determinado. Inscrições até 18 de maio.
Universidade Federal de Viçosa (UFV): um vaga para professor de magistério superior. Inscrições até 12 de junho.
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI): cinco vagas para professor de magistério superior. Inscrições até 17 de maio.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP): cinco vagas para professor substituto. Inscrições até 18 de maio.
Instituto Federal do Paraná (IFPR): duas vagas para professor substituto. Inscrições até 18 de maio.
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR): seis vagas para professor substituto. Inscrições até 28 de maio.
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR): um vaga para professor de magistério superior. Inscrições até 24 de maio.
Universidade Federal de Ciência da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA): sete vagas para professor substituto. Inscrições até 16 de maio.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS): 15 vagas para professor substituto. Inscrições até 16 de maio.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC): duas vagas para professor substituto. Inscrições até 14 de maio.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC): duas vagas para professor substituto. Inscrições até 18 de maio.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC): duas vagas para professor substituto. Inscrições até 23 de maio.
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS): duas vagas para professor de magistério superior. Inscrições até 11 de maio.
Concurso AGU 2018
Ainda na esfera federal, a Advocacia Geral da União (AGU) teve concurso autorizado, ainda que extraoficialmente, porém, sem data prevista para lançamento.
O aval por parte do Planejamento era esperado para o mês de abril, mas, o pedido segue sob a análise do ministro da Pasta, Esteves Pedro Collagno.
A necessidade de novo certame é grande. O quadro da AGU opera, atualmente, com 4 mil servidores, mas, destes, 1.500 pertencem, efetivamente, ao órgão.
Em fevereiro, foram registradas 12 movimentações no pedido que tramita na Pasta. Caso seja autorizado de forma oficial, o Concurso AGU 2018 deverá ofertar 100 vagas em cargos de nível superior.
As remunerações deverão variar entre R$ 5.044,64 e R$ 6.661,34 com lotação em vários estados o país. A distribuição das oportunidades dependerá do processo de remoção interna que deve ser feito antes do lançamento do edital.
Qualifique-se agora! Confira uma lista de cursos grátis com certificado válido.