O que é o cartão virtual? Veja se existe vantagem em ativá-lo no app do banco

Com o cartão virtual, os consumidores conseguem ter uma cada extra de proteção na hora de realizar compras. Entenda.



Com a constante evolução dos meios de pagamento, os cartões virtuais se tornaram a opção favorita de muitos consumidores em todo o mundo. Seja para as compras online ou para pagamentos por aproximação, esse tipo de cartão tem estado cada vez mais presente nas carteiras virtuais dos brasileiros.

Veja também: Cartão virtual do INSS: aposentados terão descontos de até 75% em shows, viagens e mais

O cartão virtual é uma representação digital do cartão físico, podendo ser de débito ou de crédito. Assim como o cartão físico, ele é associado a uma conta bancária ou linha de crédito, porém com o diferencial de ser completamente digital. Além disso, ele possui um número especial, diferente do cartão físico.

Dessa forma, os cartões são gerados nos aplicativos das instituições financeiras ou nas empresas de pagamento. Por possuírem números diferentes, outra data de validade e um código de segurança (CVV) exclusivo, o cartão virtual se torna uma opção mais segura para a realização de compras, podendo ser cancelado a qualquer momento.

Cartão Virtual: quais suas vantagens?

  • Controle total em mãos

Por meio dos aplicativos móveis e plataformas online, os consumidores conseguem monitorar em tempo real todas as compras realizadas com o cartão virtual. Assim, ao realizar uma compra com o cartão, o usuário recebe informações como valores gastos, locais de transações, e horário da compra.

Ao receber uma notificação suspeita de uma compra fraudulenta, o proprietário do cartão poderá cancelar o cartão virtual com um simples toque no mesmo momento. Um novo cartão também poderá ser automaticamente gerado, sendo preciso apenas solicitar um novo e confirmar a senha do banco.

  • Segurança ampliada

Uma das principais vantagens dos cartões virtuais é a segurança aprimorada que ele possui. No caso das transações online, o cartão virtual se mostra como uma barreira eficaz contra os golpes. Outro ponto considerável é que muitas instituições ofertam a possibilidade da geração única de cartões virtuais, para a realização de uma compra específica.

Com isso, os consumidores podem definir o limite do cartão com o valor da compra a ser realizada e excluir o mesmo após a transação. Além de evitar a clonagem do cartão e o uso do limite por golpistas, o cartão virtual cria uma camada adicional de segurança aos dados dos usuários.

  • Privacidade aprimorada em compras virtuais

Durante as compras online com o cartão virtual, os consumidores conseguem proteger sua privacidade. Ao invés de informar os dados do cartão físico, que podem ser posteriormente utilizado por terceiros, o cartão virtual possibilita uma camada extra de anonimato.




Voltar ao topo

Deixe um comentário