Se você adora plantas, mas pensa que o espaço que você tem em casa não é suficiente e nem ideal, saiba que existem quatro plantas consideradas as melhores para ter em casa. Elas exigem pouca água e luz, sendo uma boa opção para os espaços sem luz direta. Veja quais são elas.
Leia mais: Adubo natural: suas plantas vão BOMBAR com este fertilizante caseiro
Hoje em dia, você pode ter uma plantinha em casa mesmo que as condições não pareçam as mais ideais. Existem algumas espécies que se adaptam melhor e são mais fáceis de serem mantidas. Elas exigem pouca água e pouca luz porque evoluíram para viver em ambientes com essas condições, aprendendo a se desenvolver e sobreviver.
Plantas que exigem pouca água e luz
No geral, essas plantas têm folhas pequenas, com uma superfície menor, o que reduz a perda de água por transpiração. Elas também são mais espessas, com uma cobertura do tipo cerosa, que ajuda a refletir a luz solar e a reduzir a transpiração.
Se forem plantas de raízes profundas, isso ajuda na absorção da água que está nas camadas mais profundas do solo, ampliando também a tolerância à seca. Entre as plantas que se encaixam bem em diferentes ambientes e exigem pouca água e luz são:
Espada de São Jorge: tem folhas rígidas e verticais, requer rega a cada 20 dias e é resistente à água. Por isso ela é tão fácil de se adaptar com pouca água e luz.
Orquídeas: para quem busca plantas ornamentais e flores lindas e delicadas, as orquídeas são ótimas opções. Não gostam de sol direto.
Agave: é considerada uma planta majestosa que se adapta bem a ambientes pequenos, requer rega semanal no verão e a cada 15 dias no inverno.
Coroa-de-Cristo: é uma planta do tipo adaptável, que consegue viver bem em diferentes tipos de solo. É resistente ao clima seco, sem precisar de tanta água e exposição solar.