Muitas pessoas acham que é preciso deixar a carga do celular atingir 100% por causa de alguns mitos que se espalharam ao longo dos anos. Por muito tempo acreditou-se que a bateria precisava ficar totalmente descarregada e recarregada pelo menos uma vez por mês para manter sua capacidade. Mas, afinal, isso é realmente necessário?
Leia mais: Ficou sem bateria? 6 truques para recarregar o celular 5 vezes mais rápido
Antes de tudo, é importante que você saiba que carregar 100% a bateria é um mito e, pior que isso, pode causar mais danos do que se imagina. Não é necessário carregar o celular até 100% para preservar a vida útil da bateria e a recomendação é outra, segundo os especialistas.
Pare de carregar o seu celular até 100%!
O recomendado é manter o nível de carga entre 20% e 80%. Isso mesmo! Você não deve deixar descarregar por completo e nem atingir a carga máxima ao carregar.
Esse limite mínimo e máximo é uma orientação pelo fato de hoje em dia as baterias serem feitas de íons de lítio, usadas na maioria dos celulares. Elas são mais duráveis quando deixadas dentro dessa faixa.
Quando a bateria é carregada até 100%, as células da bateria ficam completamente cheias de íons de lítio. Isso pode causar estresse nessas células e diminuir a vida útil. E se ficar muito baixa, as células podem ficar completamente descarregadas, prejudicando a bateria do seu celular.
A durabilidade da bateria é medida em ciclos de carga, e manter a carga entre 20% e 80% é considerado o mais vantajoso. Assim, o mais recomendado é evitar ciclos completos de carga e descarga.
4 dicas cruciais na hora de recarregar o celular
Então, para acabar com todos os mitos, o mais certo é seguir as orientações dos especialistas no assunto e cuidar ao máximo do seu celular. Anote as dicas abaixo:
- Carregue o celular quando o nível de carga estiver entre 20% e 30%.
- Não deixe o celular descarregar completamente.
- Não carregue o celular por mais de 8 horas.
- Evite deixar o celular em locais quentes ou frios.
Se você quiser prolongar ainda mais a vida útil do seu celular, lembre-se de usar o modo de economia de energia sempre que possível, desative os recursos como aplicativos pouco usados e reduza o brilho da tela. Com alguns cuidados simples, você pode ajudar o seu aparelho a ter uma vida útil longa e mais saudável.