Nova onda de calor: quais estados vão ‘assar’ e até quando vai durar

Segundo a previsão do tempo, as temperaturas podem ficar até 5ºC acima do esperado para o mês de dezembro, ultrapassando os 40ºC.



A nova onda de calor que chega ao Brasil nesta quinta-feira (13) poderá se estender até o dia 20 de novembro, dois dias antes do início do verão. Segundo o Climatempo, as temperaturas desta vez deverão ficar entre 3 a 5ºC acima do esperado para esta época do ano em grande parte do Brasil.

Veja também: O pior está por vir? El Niño ganha força, mas ainda não atingiu pico

Dessa forma, áreas de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Maranhão, Piauí, Bahia, Minas Gerais, São Paulo e Paraná, além do Distrito Federal, aparecem em vermelho na projeção liberada pelo Climatempo. Nesses locais, as temperaturas ficarão 5ºC acima da média esperada, com tendência a ter mais dias consecutivos com um calor acima do normal.

Além da área vermelha, o mapa do Climatempo mostra também locais classificados como laranja. Nessas áreas, as temperaturas ficarão entre 3 a 5ºC mais quente nos próximos dias. Contudo, as altas temperaturas serão registradas por menos tempo do que nas áreas vermelhas.

Onda de calor será menor em dezembro

Conforme anunciado pelo Climatempo, o período de calor intenso neste mês de dezembro será menor do que as ondas de calor anteriores que atingiram o país em setembro e novembro. Esta é a quinta onda de calor consecutiva a ser registrada no país. Até o momento, o fenômeno causou altas temperaturas nos meses de agosto, setembro, outubro e novembro.

Com isso, as temperaturas podem atingir os 40ºC a partir da metade de dezembro. Conforme a previsão divulgada pelo MetSul, uma massa de ar quente irá fazer com que as temperaturas fiquem “acima dos padrões” para o mês de dezembro no Centro-Sul do país. A previsão do Climatempo indica que as cidades de Corumbá (MS) e São Romão (MT) devem superar os 40ºC.

Devido às altas temperaturas esperadas para os próximos dias, o Inmet lançou um alerta laranja, que representa um grau de perigo. O alerta é válido até domingo (17). Ele chama a atenção para as regiões que ficarão com temperaturas 5ºC acima do esperado entre o período de três a cinco dias seguidos.




Voltar ao topo

Deixe um comentário