A air fryer é um tipo de panela elétrica que cozinha alimentos a partir do calor produzido a partir de um movimento circular. Sendo assim, é possível fazer frituras sem óleo, assumindo uma alimentação menos gordurosa e mais saudável.
Veja também: Churrasco sem churrasqueira: 6 passos para fazer picanha na air fryer
Por outro lado, esse eletrodoméstico exige alguns cuidados explícitos no manual do fabricante. Entretanto, nem sempre as pessoas se dedicam à leitura das instruções, e acabam colocando bens materiais e a própria vida em risco.
5 alimentos que você não pode aquecer na air fryer
- Comidas empanadas
Primeiramente, as comidas empanadas são aquelas que têm uma camada de farinha, ovo e pão ralado por fora, como coxinha, nuggets e croquete. Esses alimentos não devem ser colocados na air fryer, porque acabam ficando murchos. Outro problema inclui a farinha que acaba soltando e sujando a bandeja.
- Cenoura
Em segundo lugar, a cenoura é um legume que costuma ser consumido cru, cozido ou assado. Contudo, o cozimento acelerado compromete sua cor, textura e nutrientes. Afinal, altas temperaturas levam ao ressecamento imediato.
- Frango inteiro
Outro preparo que costuma decepcionar é o frango inteiro, que não cozinha por igual em um espaço pequeno. Ou seja, a chance de ficar cru é grande, então priorize o uso do forno, no intuito de evitar vazamentos e mau cheiro. Nesse caso, a proteína úmida solta mau cheiro e fumaça que são absorvidos pela fritadeira.
- Torradas
As torradas são fatias de pão que foram tostadas, geralmente no forno ou na torradeira. Dito isso, ficam crocantes na presença de manteiga, geleia e outros acompanhamentos, mas o excesso de calor leva a explosões.
- Molhos e queijos
Por último, lembre-se que líquidos não combinam com a air fryer, devido à possibilidade de ocorrer infiltrações. Portanto, molhos, queijos e cremes certamente apresentam problemas semelhantes. Logo, se precisar adicionar um molho, finalize o prato após a montagem, pensando na durabilidade do aparelho.