Você já reduziu o tempo de uso da geladeira e da TV, mas até hoje não notou nenhuma diferença na sua conta de luz? O motivo pode ser outros três vilões da sua fatura, que você ainda nem notou. Saiba quais são os aparelhos que você precisa dar mais atenção se quiser realmente economizar.
Leia mais: Ímãs na geladeira: é verdade que eles aumentam o consumo de energia?
É muito importante identificar os aparelhos que são realmente responsáveis pelo consumo de energia, pois muitos deles podem ser vilões invisíveis na sua casa. E tem mais: até quando estão desligados eles podem ser o seu maior problema! Por isso, atenção redobrada!
Três vilões invisíveis da fatura de luz
Decodificadores, notebooks e computadores desktop podem consumir muito mais energia do que você pensa, e serem os verdadeiros vilões invisíveis da sua fatura. Mais até do que a geladeira ou a televisão!
Dependendo do modelo e do uso, eles podem encarecer e muito a sua conta de luz. Isso porque todos esses dispositivos possuem componentes eletrônicos que requerem energia para funcionar.
Os decodificadores são dispositivos que convertem sinais de televisão digital em imagens e som que podem ser exibidos na TV. Eles geralmente possuem processadores, memória e outros componentes que exigem o consumo de muita energia, que pode variar de 5 a 100 watts, dependendo do modelo e das configurações.
Já os notebooks são alimentados por baterias. Assim, quando estão conectados à rede elétrica, eles continuam consumindo energia para carregar a bateria e alimentar os componentes internos. O consumo varia de 20 a 100 watts.
E os computadores desktop são alimentados por uma fonte, com consumo que pode variar de 50 a 500 watts por conta do uso do processador, da placa de vídeo e da unidade de disco rígido.
Por isso, para economizar de verdade, é essencial desligar todos eles da tomada quando não estão em uso. E quando estiverem em funcionamento, reduza o brilho da tela e use o modo de economia de energia sempre que possível.