As plantas trepadeiras são lindas e ótimas opções para a decoração da sua casa. Algumas pessoas gostam de colocá-las em pontos mais altos, criando um aspecto de cascata em vários cantinhos dos ambientes. Mas, é preciso saber que nem sempre elas devem ser deixadas em casa ou no jardim. Entenda os motivos.
Leia mais: 5 plantas que vão transformar a sua casa e a sua vida em 2024
Nada disso tira a beleza natural e capacidade de preencher espaços que essas plantinhas realmente carregam. É algo que conquista a admiração de muitos amantes de jardinagem. Mas é importante estar ciente de algumas considerações antes de decidir ter trepadeiras em casa.
Plantas trepadeiras
Antes de decidir ter trepadeiras, é fundamental considerar alguns aspectos. Elas exigem cuidados adequados, como a utilização de suportes apropriados e manutenção regular, que podem minimizar alguns problemas.
A escolha consciente das plantas, considerando o ambiente e a estrutura da casa, contribui para uma experiência mais positiva ao integrar a beleza natural ao lar e aproveitar tudo o que as plantas trepadeiras têm de melhor. Mas, tenha atenção aos seguintes aspectos:
1- Danos à pintura: as trepadeiras, por reterem muita umidade, podem afetar a pintura de paredes, tanto internas quanto externas. Isso pode resultar em custos altos com retoques e manutenção.
2- Risco de pragas: todas as plantas são propensas a pragas, mas as trepadeiras exigem atenção extra por conta da dificuldade em controlar cada folha assim que elas se expandem. O risco de infestações pode aumentar.
3- Atração de roedores: as trepadeiras oferecem abrigo perfeito para roedores, como ratos e camundongos. Sua presença pode se tornar um problema extra para a casa.
4- Criação de fissuras: o crescimento das trepadeiras nas fissuras das paredes pode ampliá-las, contribuindo para danos estruturais.
5- Aumento da umidade: todas as plantas geram umidade, e as trepadeiras não são exceções. Esse aumento de umidade pode prejudicar a estrutura da casa ao longo do tempo. Por isso, use uma rede ou malha entre a parede e a planta para evitar esse problema.