A mandioca é uma planta originária da América do Sul, onde é cultivada pelos povos indígenas há milhares de anos. Nesse caso, consegue se adaptar a diferentes tipos de solo e clima, tornando-se uma das principais fontes de alimento.
Veja também: Sombra e água fresca? Muita gente comete ESTE erro com os cactos
É válido ressaltar que as raízes demoram 8 meses para nascer, e a variação climática do Brasil é favorável, principalmente no verão. Desse modo, o manejo doméstico é recomendado para quem tem pequenas hortas e jardins.
Como iniciar o cultivo de mandioca no quintal
Em primeiro lugar, é necessário adquirir algumas manivas, ou seja, pedaços do caule da planta. Dito isso, escolha fragmentos de boa qualidade, sem doenças e pragas, cortando-as em 15 e 20 centímetros de comprimento.
Sendo assim, repare o solo, removendo as ervas daninhas e adube com matéria orgânica. Agora, faça covas de 10 a 15 cm de profundidade e encaixe cada maniva em posição horizontal, deixando uma ponta na superfície. Logo, regue bem e mantenha o solo úmido, mas não encharcado, e boa incidência de luz solar.
Dicas que ajudam a fortalecer o crescimento
Quanto às dicas que facilitam os cuidados voltados à mandioca, é possível mencionar a limpeza. Então, realize as podas ao perceber que as plantas atingiram 1 metro de altura, visando estimular o desenvolvimento das folhagens.
Outras medidas incluem capinar o solo, visto que espécies em excesso competem por vitaminas e minerais, e combater microrganismos. Além disso, recolher o tubérculo no tempo certo e armazená-lo em um local seco e arejado, é fundamental.
Estas são as propriedades da macaxeira
A macaxeira, também chamada de mandioca, aipim ou cassava, conforme a região em que é consumida, é rica em carboidratos. Portanto, oferece muita energia ao organismo, e as fibras auxiliam no controle do colesterol ruim.
Por esse motivo, reúne cálcio, fósforo, ferro e potássio que fortalecem os ossos, a visão, o sangue, o dente e os músculos. Afinal, é extremamente versátil, ao constituir farinhas, tapiocas, polvilho, gomas e a fécula.