Você já desejou ter um passo a passo para seguir e conseguir se tornar um milionário? Ao contrário do que muitos imaginam, guardar dinheiro é um bom começo, porém não é o suficiente para chegar ao primeiro milhão. Além disso, os milionários adotam outras medidas que são menos comuns entre a população. Essa é a afirmação da norte-americana Vivian Tu, que aos 29 anos já está na lista de milionários da Forbes.
Leia também: Como ficar rico ganhando pouco: 6 segredos que o milionários escondem a 7 chaves
Vivian já atuou como trader na gestora JP Morgan, em Wall Street, e agora é CEO da plataforma de educação financeira Your Rich BFF. Ela conta que nem sempre conseguiu administrar corretamente o seu dinheiro. Foi somente durante sua trajetória no mercado financeiro que ela percebeu como conseguiria juntar o seu primeiro milhão antes dos 30 anos.
“Comecei minha carreira em Wall Street e percebi que os ultra-ricos estavam menos preocupados em economizar e mais focados em investir e aumentar sua riqueza”, explicou Vivian em sua coluna na CNBC.
4 hábitos de milionários que devem ser seguidos
Ao observar os hábitos dos grandes milionários, Vivian Tu afirmou ter identificado quatro principais atitudes utilizadas pelos super-ricos. Ao ter esse conhecimento, Tu decidiu aplicar e ver no que daria. Como resultado, ela conseguiu aumentar sua riqueza e chegar no seu tão sonhado primeiro milhão.
1. Mentalidade de abundância
A maioria das pessoas possui uma mentalidade de escassez, acreditando que nunca possuem dinheiro suficiente. Contudo, nutrir essa mentalidade é um problema para quem deseja se tornar um milionário. Esse sentimento pode aumentar o senso de competitividade com outras pessoas que estão na mesma situação, enquanto os verdadeiramente ricos permanecem no topo.
2. Não queria impressionar pessoas
Segundo Vivian Tu, os ricos investem a maioria de seu poder na compra de ativos (como ações que rendem dinheiro a longo prazo) e não na compra de passivos, como carros e roupas. Com isso, ela perceber que os ricos não se importam em impressionar os outros, mas sim se o dinheiro investido irá retornar para suas contas de alguma forma.
3. Exalte os profissionais ao seu redor
Exaltar as competências profissionais dos amigos é uma das estratégias dos ricos, segundo Tu. Isso porque os milionários adoram ser reconhecidos como os mais inteligentes dos seus grupos de amigos. Assim, eles sabem que ao ressaltar a qualidade dos amigos, isso irá deixar as pessoas mais propensas a compartilharem o que sabem futuramente.
“O processo de pensamento deles é: ‘Eu não estou qualificado para este trabalho, mas minha amiga está, e assim que ela conseguir [uma posição de poder], ela estará me devendo uma’. Eles gostam de ver seus amigos terem sucesso, mas também estão pensando estrategicamente — e para o futuro”, afirmou Tu.
4. Pensamento a longo prazo
Por fim, o último hábito apontado por Vivian é o desapego com ganhos de curto prazo. Um dos exemplos dados por ela é o investimento em aposentadoria. Segundo Tu, na mentalidade dos ricos, não poder gastar dinheiro atualmente não significa que a quantia desapareceu. Na verdade, o pensamento é justamente o oposto: quanto mais eles esperam para gastar a quantia, mais dinheiro eles irão receber no futuro.