Novidades na lei de trânsito entraram em vigor com a virada de ano e as montadoras já estão atentas às regulamentações. Por isso, também é importante que os motoristas conheçam essas mudanças para saber quais são os novos itens obrigatórios em veículos zero-quilômetro.
Leia mais: Afinal, como descobrir a cidade de um carro com a placa Mercosul?
O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) publicou uma resolução que torna obrigatória a presença de determinados equipamentos de segurança nos carros novos vendidos no Brasil a partir do dia 1º de janeiro de 2024. A medida entraria em vigência em 2021, mas precisou ser adiada em razão da pandemia de Covid-19.
O esforço das montadoras para adequação às novas exigências foi menor neste ano, uma vez que muitos modelos foram retirados do mercado com a entrada do Proconve L7. Mesmo assim, alguns automóveis ainda não estão dentro dos novos padrões exigidos.
Novos equipamentos obrigatórios
As DRLs (luzes de condução diurna) passaram a ser itens de série em todos os carros novos, assim como controle de estabilidade, alerta de cinto de segurança afivelado no painel e teste de impacto lateral.
O controle de estabilidade é um assistente que atua em conjunto com o ABS para oferecer maior segurança em situações extremas de curvas, usando os freios e cortando a aceleração para evitar derrapagens.
Já as luzes diurnas ficam acesas na dianteira sempre que o veículo está funcionando, facilitando sua identificação nas ruas por outros motoristas ou pedestres. Também serão incluídos indicadores de seta laterais no para-lama e nos retrovisores, grandes aliados para evitar acidentes.
Outro item de segurança que agora não pode ficar de fora dos automóveis novos é o alerta de cinto de segurança desafivelado. O carro precisa emitir um aviso sonoro e no painel quando o equipamento não estiver afivelado.
Teste de impacto lateral
No que diz respeito à proteção aos ocupantes de veículos em casos de colisão, o teste de impacto lateral começou a ser exigido para homologação de qualquer carro a partir de 2024. O mais famoso, feito pelo Latin NCAP, simula o impacto de um veículo de 950 kg a 50 km/h e também projeta o carro avaliado contra um poste fixo, simulando situações onde o motorista perde o controle antes da colisão.