O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um dos tributos mais conhecidos entre os brasileiros devido a sua cobrança anual para os proprietários de veículos. O valor a ser pago no IPVA leva em consideração o valor de venda do carro ou moto, estabelecido pelos estados.
Leia também: À vista não vai dar? Conheça 5 aplicativos para parcelar o IPVA 2024
Dessa forma, o imposto poderá ser pago em cota única, com desconto, ou de forma parcelada durante os meses do ano. Em caso de falta de pagamento, o proprietário deverá arcar com multas e até mesmo apreensão do veículo. Se o imposto estiver em atraso, o documento de licenciamento do veículo não será liberado no próximo ano.
No entanto, alguns proprietários conseguem ficar isentos do pagamento do IPVA, desde que atendam a alguns requisitos. Um deles é o carro ter sido fabricado há mais de 15 anos. Em alguns estados, esse fator gera direito a isenção do tributo.
Dois carros livres de IPVA em 2024 que ainda são uma boa opção
Se você está querendo começar o ano com um carro na garagem, saiba que existem boas opções no mercado de seminovos e usados que já estão livres do pagamento do imposto. Assim, além de contarem com preços acessíveis, os novos proprietários não precisarão se preocupar com o pagamento do IPVA neste ano ou nos próximos anos que continuar com o veículo.
Celta 2002 1.0
O famoso Celta fez muito sucesso enquanto ainda era vendido nas concessionárias da Chevrolet. Após ter saído de linha em 2015, o Celta pode ser encontrado em garagens de veículos usados. O modelo de 2002 usa o motor da família 1 da GM, conhecido por ser extremamente resistente e ter peças de manutenção em conta. Por ter baixa manutenção a valores acessíveis, o modelo se mostra uma ótima opção ainda em 2024.
Fiat Palio 2001 1.0 (Motor Fire)
O Palio da Fiat foi outro carro muito desejado pelos brasileiros, fosse por seu conforto, pelo baixo consumo de combustível ou por seu valor extremamente acessível. A linha Fire do modelo conta com peças de manutenção simples, além de ainda ser muito valorizado no mercado de usados. O motor utilizado na linha continua sendo inserido na fabricação de modelos mais atuais.