Seus ancestrais eram romanos se você tiver um destes 9 sobrenomes

Os sobrenomes podem indicar a origem da sua família e até se os seus ancestrais eram romanos. Saiba quais são os mais comuns ainda nos dias atuais.



Existem algumas maneiras de saber se seus ancestrais eram romanos. Uma delas é pesquisar os registros de família e conversar com os mais velhos, em busca de informações relevantes sobre os que vieram antes de você. Ou quem sabe o seu sobrenome pode deixar isso muito mais evidente e indicar as suas origens.

Leia mais: 37 sobrenomes não deixam mentir: seus ancestrais eram árabes

Você pode conseguir acesso às informações por meio de documentos como certidões de nascimento, casamento e óbito, ou procurar mais informações sobre os seus ancestrais. Se encontrar parentes que nasceram na Itália, por exemplo, isso pode ser um forte indicativo de que você seja um descendente de romanos.

Ancestrais romanos

A história familiar pode indicar os seus ancestrais romanos, assim como o seu sobrenome. Além de conversar com os mais velhos e pesquisar em bibliotecas e arquivos, outras informações podem te ajudar no processo de busca.

Os registros militares e religiosos também carregam dados relevantes sobre diferentes famílias pelo mundo todo. Tais informações podem fornecer pistas sobre a sua família. Arquivos e sites de genealogia podem ser boas fontes de busca! Hoje em dia, existem empresas especializadas nesse processo e, se for necessário, é mais uma opção.

Entre os sobrenomes romanos, alguns são comuns até mesmo no Brasil e em outras partes do mundo. Entre eles estão:

  1. Aurelio
  2. César
  3. Crasso
  4. Giulio
  5. Julia
  6. Nero
  7. Octávio
  8. Pompeia
  9. Tibério

Você ainda pode procurar por pessoas que tenham nomes de lugares romanos, a exemplo de:

  • Roma
  • Pompéia
  • Ravenna
  • Tivoli
  • Úmbria.

Os sobrenomes, chamados de nomina, eram símbolos de herança e status social na Roma Antiga e foram espalhados pelo mundo. Geralmente se refere à lista de cidadãos romanos, sendo que as informações eram mantidas pelo governo romano e usadas para fins fiscais, militares e eleitorais.

Muitos romanos tiveram papel importante e essencial em diferentes contextos, com contribuições para a civilização romana e mundial. Com tantos contextos, a representatividade e relevância sobreviveu ao tempo.




Voltar ao topo

Deixe um comentário