O filtro de barro, um item muito comum na casa de muitos brasileiros em anos anteriores, tem uma história de qualidade e resistência ao tempo. Isso porque, mesmo com a presença dos purificadores mais modernos, eles ainda sobrevivem em alguns lares. Saiba quais as vantagens de ter um filtro de barro em casa.
Leia mais: Se você nunca usou água oxigenada no jardim, está perdendo 6 benefícios incríveis
Para muitas pessoas, esse item é insubstituível. Ele chegou em terras brasileiras por influência dos imigrantes europeus no século XX. Embora tenha perdido espaço para outros métodos de purificação da água, o filtro de barro ainda é valorizado e tem propriedades incomparáveis.
Vantagens de ter um filtro de barro em casa
O filtro de barro tem uma incrível capacidade de purificar a água, removendo cloro, chumbo, mercúrio, pesticidas e bactérias, graças à vela de cerâmica e à argila porosa.
É um dispositivo simples, composto por dois recipientes de cerâmica, equipado com uma ou mais velas filtrantes e com uma torneira no recipiente inferior. A vela retém as impurezas da água, garantindo que ela chegue filtrada.
Além de todas as vantagens, o filtro é muito elogiado por sua simplicidade, praticidade e eficiência, sendo fácil de instalar, usar e ecologicamente amigável, não precisando de energia elétrica para funcionar.
Mas, para aproveitar todas essas vantagens, a correta limpeza é fundamental. Deve ser regular, a cada 15 dias para manter sua eficácia. Para aqueles que buscam um estilo de vida mais sustentável e consciente, sem dúvida alguma o filtro de barro é a melhor opção.
Assim, você consegue garantir uma água pura e fresca em casa e aproveitar todos os benefícios que só esse dispositivo oferece. Por isso, na próxima vez que encontrar um filtro de barro por aí, faça a comparação e perceba a diferença no sabor, pureza e qualidade da água em relação às demais formas de purificar.