Hora do adeus? Substituto do Bluetooth está mais próximo do que imagina

A nova tecnologia ainda está em desenvolvimento, mas promete ser melhor e mais eficiente que o Bluetooth. Entenda quais as vantagens.



Pesquisadores da Universidade de Sussex, no Reino Unido, anunciaram uma nova tecnologia de transmissão de dados sem fio que promete ser mais eficiente e econômica do que o Bluetooth. O método promete aposentar de vez um dos principais meios de transmissão de dados sem fio que usamos atualmente.

Leia mais: Em evento, hacker revela por que desativar Bluetooth no iPhone é essencial

A nova tecnologia leva o nome de Field-Coupled Wireless Transfer (FCWT), sendo mais conhecida pela sigla. Ela usa ondas elétricas em vez de ondas eletromagnéticas, como o Bluetooth. Isso permite que a FCWT transmita mais dados, gastando menos energia.

Mais eficiente que o Bluetooth

Com a mudança para um meio mais eficiente que o Bluetooth, os pesquisadores acreditam ser uma maneira de prolongar a vida útil da bateria em dispositivos, garantindo uma experiência mais duradoura.

O professor Daniel Roggen, um dos pesquisadores da novidade, explica que a mudança pode transformar a eficiência energética dos dispositivos, abrindo novas oportunidades para interagir com dispositivos em casas inteligentes.

Os pesquisadores da Universidade de Sussex continuam trabalhando para desenvolver a FCWT para uso comercial. No entanto, se a tecnologia for bem-sucedida, ela pode substituir o Bluetooth como o método preferido de transmissão de dados sem fio em uma variedade de aplicações.

Ela pode permitir que dispositivos móveis, como smartphones e tablets, se comuniquem com outros dispositivos com mais eficiência e economia de energia. Pode ainda ser usada para conectar dispositivos em casas inteligentes, como termostatos, fechaduras inteligentes e lâmpadas inteligentes.

Mesmo que a FCWT ainda seja uma tecnologia em desenvolvimento, ela tem um incrível potencial de aposentar de vez o Bluetooth pelo fato de ser mais eficiente, sendo vista como um enorme potencial de revolucionar como transmitimos dados sem fio.

Essa revolução tecnológica promete moldar o futuro da conectividade, proporcionando eficiência energética e possibilidades que antes não eram imagináveis para os consumidores em geral.




Voltar ao topo

Deixe um comentário