Posso deixar o celular carregando durante a noite: boa ou má ideia?

Se você tem dúvidas sobre deixar o celular carregando a noite toda ou não, saiba que existem alguns pontos que merecem a sua atenção.



Deixar o celular carregando durante a noite é um hábito comum, mas que divide opiniões. Tem quem faça isso sem qualquer preocupação, enquanto outras pessoas preferem evitar, por acreditar que isso pode prejudicar a vida útil da bateria. Entenda o que é verdade nessa história.

Leia mais: Vai sair de casa e não tem bateria? 7 segredos para carregar o celular rápido

Muita coisa mudou desde os primeiros celulares. No começo, os aparelhos tinham menos recursos. Por exemplo, horas demais na tomada era a certeza de celular quente, parecendo que iria explodir. Mas, e agora? Será que isso ainda deve ser uma preocupação? E como fica a bateria com carga em excesso?

Deixar o celular carregando durante a noite: boa ou má ideia?

Embora não seja considerado necessariamente prejudicial, a prática não é recomendada pelos especialistas no assunto. Isso porque a tensão elétrica gerada ao manter o celular conectado à tomada pode apresentar riscos, embora casos de acidentes sejam raros.

Atualmente, as baterias de íon de lítio são as mais comuns em celulares modernos. Elas são projetadas para suportar ciclos de carga e descarga repetidos.

Mas, mesmo assim, todas as baterias têm uma vida útil limitada e, com o tempo, sua capacidade de armazenar energia diminui. A questão é que deixar o celular carregando durante a noite não acelera esse processo. Mas, existe um detalhe que merece atenção. O problema está em carregar o celular até 100%.

Isso, sim, reduz a vida útil da bateria, pois cada ciclo de carga diminui a capacidade de armazenamento de energia. É por isso que os especialistas aconselham carregar antes de atingir 20% de bateria e desconectar entre 80% e 90%.

Portanto…

Se você não deixar chegar a 100%, por exemplo, ao conectar o celular no meio da noite e acordar antes da carga completo, pode não ser um problema. Ficar carregando a noite toda não é necessariamente um problema grave, mas é melhor evitar para preservar a vida útil da bateria.




Voltar ao topo

Deixe um comentário