Antes de mais nada, os nomes desempenham um papel fundamental na identidade de uma pessoa, refletindo não apenas sua individualidade, mas também muitas vezes sua cultura, origem e significado.
Veja também: Você pode ser da realeza e não sabe: 6 sobrenomes vindos de famílias ricas
Por isso, escolher o nome perfeito para um bebê é uma tarefa que muitos pais encaram com grande empenho, seja por meio de pesquisas detalhadas ou inspiração retirada de suas árvores genealógicas.
Nomes que voltaram: veja 5 opções
Então, para aqueles que apreciam o estilo vintage, os especialistas em tendências da Nameberry, a principal plataforma global dedicada a nomes, revelaram uma lista de nomes antigos que estão retomando sua popularidade em diversos países. Confira abaixo a seleção dos cinco nomes que voltaram e estão em alta:
Opções femininas:
- Amelia
Com origem germânica, Amelia significa “trabalhadora” ou “esforçada”. Refletindo dedicação, persistência e ambição, o nome tem uma conexão com figuras históricas e fictícias, como Amelia Earhart, a pioneira que atravessou o Atlântico de avião. Assim, encontra-se no topo das listas de popularidade no Reino Unido, Estados Unidos e Austrália.
- Clara
Clara significa “brilhante” ou “luminosa” e tem sua origem no latim. Seu nome transmite a ideia de luz, pureza e beleza. Além disso, o nome está em ascensão no Brasil, e em países da Europa, como Espanha e França.
- Olivia
Com raízes latinas, Olivia significa “azeitona” ou “oliveira”. Evocando paz, fertilidade e sabedoria, o nome é familiar na literatura, presente nos escritos de William Shakespeare, como a nobre Olivia de “Noite de Reis”. Então, é amplamente adotado nos Estados Unidos, Canadá e Irlanda.
Nomes masculinos:
- Caleb
Enquanto isso, com raízes hebraicas, Caleb significa “devoção a Deus”, “de todo coração”, “lealdade” ou até mesmo “cão”. Representando lealdade, coragem e fé, o nome pertenceu a um dos espiões enviados por Moisés para explorar a terra prometida, segundo a Bíblia. Ou seja, Caleb encontra-se entre os mais populares nos Estados Unidos, Canadá e Nova Zelândia.
- Samuel
Por fim, de origem hebraica, Samuel significa “Deus ouviu” ou “nome de Deus”, expressando confiança, devoção e proteção. Afinal, é o nome de um dos grandes profetas e juízes de Israel, que ungiu os reis Saul e Davi, o nome Samuel figura entre os favoritos dos pais no Brasil, Estados Unidos e Suécia.