Talvez você ainda não tenha reparado, mas o seu sobrenome pode indicar que você tem ascendência egípcia. Para saber se essa história é mesmo verdadeira, você pode pesquisar o significado do seu sobrenome em diferentes idiomas, incluindo o árabe, e ver o que você encontra. Para te ajudar, veja alguns sobrenomes que indicam essa origem. Já imaginou ser primo de Tutancâmon, faraó coroado aos nove anos.
Leia mais: Dias contados! 7 sobrenomes brasileiros que faziam sucesso e hoje caem em desuso
Os sobrenomes egípcios podem ter significados relacionados a lugares, profissões, características físicas ou nomes de clãs. Durante as suas pesquisas, verifique se o seu sobrenome é comum em alguma região específica do Egito. Isso pode indicar que seus ancestrais vieram desse lugar.
Ascendência egípcia
É muito importante conversar com os seus familiares mais velhos para saber se eles têm alguma informação sobre a origem do seu sobrenome. Eles podem indicar alguns caminhos!
Procure por documentos antigos, como certidões de nascimento, passaportes ou registros de imigração, que possam conter informações sobre a origem dos seus ancestrais. Assim, você pode até encontrar a sua ascendência egípcia!
Pesquise em bancos de dados online que contenham informações sobre sobrenomes e origens familiares. E ainda, observe se o seu sobrenome possui sons comuns no idioma árabe egípcio, comparando a pronúncia.
A investigação da ancestralidade é um processo complexo e pode levar tempo e esforço. Mas, não é impossível, principalmente nos dias atuais, com tantos recursos que facilitam a busca.
Não existe um método único e definitivo para determinar se o seu sobrenome indica ascendência egípcia. Mas, ter algum dos sobrenomes abaixo pode ser um forte indicativo. São eles:
- Abdel: significa “Servo de”.
- Ali: indica uma linhagem que remonta à nobreza egípcia.
- Hakim: sugere uma linhagem associada à sabedoria ou práticas médicas, elementos com forte presença na história e cultura egípcias. Significa “sábio” ou “médico”.
- Ibrahim: o sobrenome remete a figuras bíblicas e pode indicar uma descendência que remonta às origens históricas e culturais do Egito.
- Mansour: é associado a triunfos e conquistas e significa “vitorioso”.
- Nasr: o sobrenome faz referência a períodos de vitória e superação.
- Said: indica positividade e sorte. O sobrenome significa “feliz” ou “sortudo”.