Segunda de Carnaval é feriado em 2024?

Não saia contando com a folga de Carnaval antes do tempo. Veja como funcionam as liberações destes dias.



Muitos brasileiros estão contando os dias para o Carnaval 2024, a ser celebrado nos dias 10, 11, 12 e 13 de fevereiro. O encerramento das festividades acontece no dia 14, quando se comemora a Quarta-feira de Cinzas.

Leia mais: Vai pegar a estrada no Carnaval? Evite carros fabricados antes de 2014

Apesar da ansiedade, é importante ressaltar que o Carnaval não é considerado feriado nacional. Ou seja, isso significa que nem todos terão os dias de folga para aproveitar com a família, viajar ou pular nos bloquinhos.

Quando será o Carnaval 2024?

O Carnaval começa nos dias 10 e 11, que caem no final de semana. Já os dias 12 e 13, segunda e terça-feira, respectivamente, são considerados pontos facultativos no calendário do governo federal. Na prática, isso quer dizer que são as empresas que decidem a liberação ou não dos profissionais nestes dias.

Mas antes de deixar a tristeza se abater, existem exceções. Há lugares onde o Carnaval é considerado feriado, são eles: estado do Rio de Janeiro e as cidades de Balneário Camboriú, em Santa Catarina, e Araxás, em Minas Gerais.

Posso ser demitido se faltar o trabalho para curtir o Carnaval?

Isso vai depender muito da empresa. Caso essa seja a decisão do empregado, o dia de trabalho pode ser descontado do salário e ele ainda receber uma advertência. Neste caso, é preciso apresentar uma justificativa legal, como atestado médico, por exemplo.

No entanto, essas não podem ser as únicas sanções. O empregado não pode ser demitido por justa causa se tiver apenas uma falta, mas a demissão por justa causa pode acontecer quando somados outros problemas anteriores. Cada caso é um caso, portanto, cuidado.

Bancos vão abrir no Carnaval?

Mesmo o Carnaval não sendo feriado bancário, os bancos não abrirão nos dias 12 e 13 de fevereiro. Quem explica é a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Na Quarta-Feira de Cinzas, o expediente das instituições começará a partir das 12h, horário de Brasília. Já o encerramento será no horário normal das agências.

Investidores também deverão se planejar, pois a Ibovespa (IBOV) não funcionará na segunda e na terça. Já no dia 14 de fevereiro, o funcionamento voltará às 13h.

Por fim, quem mora em São Paulo pode comemorar: o rodízio de carros ficará suspenso do dia 10 ao dia 14. No entanto, hospitais e transportes públicos funcionarão normalmente, assim como supermercados e shoppings.




Voltar ao topo

Deixe um comentário