Utilizar borra de café como adubo para plantas é uma prática sustentável que oferece diversos benefícios no cultivo doméstico. Apesar disso, é importante ter precaução, pois nem todas as plantas se dão bem com esse tipo de adubo. Veja quais são as 10 plantas que você pode usar a borra de café sem se preocupar.
Leia mais: Inesperados, mas úteis: usos da borra de café para melhorar o seu jardim
A borra de café é um excelente adubo natural para diversas plantas. Ela é rica em nitrogênio, fósforo, potássio e outros nutrientes essenciais para o crescimento das plantas. Além disso, a borra de café ajuda a melhorar a estrutura do solo, aumentando a drenagem e a retenção de água.
10 plantas para usar a borra de café sem se preocupar!
São várias as formas de uso da borra de café. Pode ser, por exemplo, ao espalhar ao redor da base das plantas, ou quem sabe ainda misturar no solo? Você também pode fazer um chá de borra de café e regar as plantas com ele. É muito versátil!
É importante seguir algumas dicas para ter a melhor experiência. Use a borra de café com moderação, pois o excesso pode prejudicar as plantas. E espere ela secar por completo antes de usá-la, pois o café úmido pode atrair fungos para as suas plantas. E não use a borra de café em plantas que preferem solos alcalinos, como suculentas e cactos.
Então, se você deseja incluir o uso desse ingrediente tão rico nas suas plantas, veja quais são 10 delas que combinam muito bem e você pode usar a borra de café sem se preocupar. É claro, mas sem excessos! São elas:
1. Camélias (Camellia spp.)
2. Hortênsias (Hydrangea spp.)
3. Rosas (Gênero Rosa)
4. Violetas-africanas (Saintpaulia spp.)
5. Samambaias (Família Polypodiaceae)
6. Crisântemos (Gênero Chrysanthemum)
7. Lírios (Lilium spp.)
8. Begônias (Gênero Begonia)
9. Rododendros (Rhododendron spp.)
10) Azaléias (Rhododendron spp.)
O adubo natural e sustentável pode ajudar a melhorar o crescimento das suas plantinhas. Por isso, experimente e veja os resultados incríveis no seu jardim.