Gestos de comando! 4 formas de se posicionar como um líder sem dizer uma só palavra

Saiba como você pode inspirar o seu time por meio de 4 hábitos envolvendo linguagem corporal. Ao praticar essas dicas, você exala mais confiança.



É dito que um bom líder é aquele que consegue inspirar o seu grupo mesmo sem precisar dizer uma palavra sequer. Assim sendo, a linguagem corporal de um líder pode ser um recurso poderoso para motivar sua equipe.

Veja também: Quer mudar de carreira a partir dos 45 anos? 10 profissões mais promissoras

Supondo que você pratique esses cinco hábitos, as pessoas podem confiar em você com maior facilidade como sendo um verdadeiro líder. Esse sentimento entre os colaboradores é essencial para que o trabalho em equipe aconteça de maneira saudável, onde todos possam ser diretos uns com os outros.

1. Contato visual constante é um exemplo de linguagem corporal

Primeiramente, um dos exemplos mais evidentes de que uma pessoa está interessada nas suas ideias é o contato visual constante. Isso cria uma conexão com a equipe, mostrando que você valoriza as ideias dos colaboradores e está disposto a contribuir.

Por outro lado, a ausência de contato visual pode ser interpretada como desinteresse ou desconexão. Portanto, a atenção dada pelo olhar é uma ferramenta poderosa para fortalecer a confiança e a colaboração de todos.

2. Expressões faciais positivas

Sorrir ou mostrar entusiasmo durante um projeto pode fazer uma grande diferença. Ao mesmo tempo, mostrar que está feliz com o prosseguimento do que está sendo feito é uma ótima forma de estimular os colaboradores a continuarem dando o seu melhor.

Afinal, valorização gera motivação. Mantenha a motivação da sua equipe lá em cima com gestos positivos.

3. Líderes mostram interesse em escutar os outros

Quando trabalhamos em equipe, a comunicação é a chave para que dali saia algo bom. Desse modo, o líder deve praticar a escuta, pois é ele que dá seguimento nas ideias compartilhadas.

Na hora de escutar, é essencial que ele demonstre estar interessado. E isso vai além do contato visual ressaltado lá em cima. Acenos com a cabeça e sorrisos podem ser uma forma de indicar aprovação na hora da escuta. Esses gestos simples, mas poderosos, podem encorajar ainda mais uma comunicação aberta.

4. Postura confiante é um exemplo de linguagem corporal

Por fim, temos a postura. Aquele líder que se mantém ereto, com os ombros para trás e a cabeça erguida, transmite autocontrole e confiança. Líderes que guardam essa postura podem também se sentir mais seguros.

Por outro lado, uma postura curvada ou fechada pode ser interpretada como falta de confiança, o que pode afetar negativamente a equipe. Acima de tudo, a primeira impressão costuma ficar guardada na memória das pessoas por um tempo. Certifique-se de que ela seja boa, seja você um líder ou não.




Voltar ao topo

Deixe um comentário