Uma coisa é fato: há muito glamour envolvido quando o assunto é trabalhar como influenciador digital. No entanto, será que o salário acompanha o discurso luxuoso vendido nas redes sociais? Muita gente tem a curiosidade de saber quanto um influenciador digital fatura por mês e o valor pode surpreendê-lo. Isso porque, segundo um levantamento da plataforma Influency.me, agência especializada em marketing de influência, 41% dos influenciadores recebem até R$ 500 mensais.
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Portanto, os números mostram uma realidade diferente do glamour associado ao cargo. Nesse sentido, Rodrigo Azevedo, CEO da Influency.me reforça a importância de entender as nuances do mercado de influência. “A pesquisa deste ano revela que, embora a área esteja em crescimento, a maioria dos influenciadores ainda não pode depender exclusivamente desta renda”, explica.
Outros dados
O mesmo estudo também traz outras informações revelantes. Ele aponta, por exemplo, que apenas 30% dos influenciadores atuam exclusivamente nesta profissão. A maioria, portanto, busca outras fontes de renda a partir de empregos tradicionais ou mesmo revenda de produtos, marca própria e até meso trabalhos de freelancer.
Ao todo, a pesquisa englobou 350 profissionais do segmento de marketing de influência, a partir de um questionário no Google Forms.
Quanto ganha um influenciador?
Quando o assunto é pagamento, o CEO da Influency.me informa que há discrepâncias salariais entre os influenciadores. Isso ocorre devido a diversos fatores como, por exemplo, o nível de profissionalismo.
Assim, o levantamento aponta a seguinte distribuição salarial mensal entre os influenciadores:
- De R$ 500 a R$ 2.000 – 23%
- De R$ 2.000 a R$ 5.000 – 14%
- De R$ 5.000 a R$ 10.000 – 10%
- Acima de R$ 10.000 – 8%
Vale ressaltar, entretanto, que os 4% restantes não revelaram os valores que ganham.
Número de seguidores
Engana-se quem pensa que os valores ganhos pelos influenciadores com publicidade estão diretamente ligados, de forma exclusiva, ao número de seguidores. Outros fatores também entram nesta conta. “Os preços não são definidos exclusivamente pelo número de seguidores. Existem muitos aspectos para se medir: visualizações, engajamento, credibilidade e nicho de conteúdo de cada influenciador”, afirmou a CEO da agência de talentos Let ‘s, Bibi Tatto.
Nesse sentido, Wagner Veiga, diretor de relacionamento da Agência Chango, detalha que, cada vez menos, se define o valor pago a um influenciador por seu número de seguidores. Ele explica que o que se observa é a autoridade do influenciador sobre o tema. “Interessa muito mais se ele consegue se comunicar bem com seu público e com o mercado”.
Financeiro
Também não se pode ignorar outro dado da pesquisa: os influenciadores enfrentam instabilidade financeira, podendo ficar sem renda por alguns meses. Igualmente, é uma profissão em que o nível de receita e recorrência tem muita variação a cada influenciador. Isso porque, enquanto alguns conseguem receitas publicitárias relevantes todos os meses, outros passam por mais dificuldade.
Influenciadores e carreiras
Babi Alves, influenciadora fitness, possui 43 mil seguidores e diz faturar uma média de R$ 2 mil por mês. Ela dá um conselho para quem quer se aventurar no mundo dos influenciadores “Eu indico pegar as informações importantes do seu perfil e criar um mídia kit, como: engajamento, número de curtidas e comentários e gênero do público. É a melhor maneira para começar a se posicionar no mercado de uma forma mais profissional”, aponta.
Já Dotino, influenciador de humor e cultura pop, tem 66 mil seguidores e afirma ganhar R$ 2.500 por mês. “Em uma realidade de microinfluenciador, eu tenho acesso a coisas que eu não teria em uma profissão normal. Sou convidado para estreias, eventos, festivais e essa é a parte legal e glamourosa. Por outro lado, é uma busca constante por números e resultados, além da instabilidade financeira”, comenta.