Registrato do Bacen é a chave para muitos problemas, mas nem todo mundo sabe

O Registrato do Bacen reúne todas as informações financeiras dos cidadãos, desde chaves Pix cadastradas até dívidas não quitadas.



Muitos brasileiros ainda não sabem, mas é possível ter acesso a um extrato com todas as operações financeiras realizadas nos últimos anos, desde o Pix para a compra de um cafézinho até a solicitação de um empréstimo. Por meio do Registrato do Bacen, o consumidor consegue consultar todas suas informações financeiras, como chaves Pix, bancos em que possui conta, transações nacionais e internacionais com o CPF do consumidor, entre diversas outras funcionalidades.

Veja também: Banco Central alerta: R$ 7,5 bilhões ainda estão disponíveis para resgate em bancos

Para garantir a segurança dos dados dos contribuintes, o Registrato do Banco Central Brasileiro (Bacen) é disponibilizado exclusivamente para o cidadão. Ou seja, não é possível acessar o Registrato de outra pessoa. Assim, nem mesmo os bancos podem consultar as informações registradas no servidor. Porém, muitas instituições solicitam o relatório da situação financeira do cliente em caso de solicitação de crédito.

Dessa forma, as pendências inseridas no Registrato do Bacen podem interferir indiretamente na concessão do crédito, visto que irá apresentar as dívidas em aberto. Não é possível excluir uma dívida do Registrato, somente após a renegociação do débito e o pagamento do mesmo. Vale ressaltar que o Bacen possui até um mês para retirar a negativação do cidadão do Registrato.

Banco Central
Foto: Reprodução

Como consultar o Registrato?

Para conferir o histórico financeiro, é necessário acessar o site do Registrato com o cadastro do Gov.Br, autorizando o uso de dados quando solicitado. Ao acessar o sistema, o consumidor será direcionado automaticamente para a página de serviços, na qual será possível ter acesso a diversos relatórios produzidos pelo sistema.

Em seguida, selecione qual relatório deseja ter acesso e selecione o período específico a ser listado. Após completar as informações solicitadas, basta clicar em “+Gerar relatório” e aceitar os termos. Os dados solicitados serão exibidos na seção “Relatórios Gerados” na página inicial.

Por fim, os cidadãos podem ter acesso à consulta de diversos serviços financeiros, como cheques sem fundo, contas e relacionamentos, empréstimos e financiamentos, chaves Pix cadastradas, câmbio, Cardin Federal, entre outros. Assim, o sistema irá gerar relatórios sobre todas as categorias disponibilizadas, para que os usuários apresentem conforme solicitado.




Voltar ao topo

Notícias relacionadas

Deixe um comentário