Os brasileiros estão se apaixonando por uma fruta não nativa que, inclusive, fez um enorme sucesso na CEAGESP 2023, sendo uma das mais vendidas. Estamos falando do achachairu, fruta exótica com origem na Bolívia.
Essa joia natural foi um dos destaques do evento em razão de seu sabor doce, porém levemente ácido. Pessoas que experimentaram a fruta relataram que sentiram uma explosão de sabor no paladar.
Além de consumido in natura, o achachairú, como é falado na Bolívia, é bastante versátil, pois pode ser usado tanto na confecção de pratos elaborados quanto em bebidas.
Por outro lado, especialistas em frutas sugerem que seu consumo seja feito de forma simples: abrindo a casca e comendo a polpa com uma colher.
Quais os benefícios do achachairu?
Com o aumento da popularidade do achachairu no Brasil, o fruto tornou-se objeto de interesse para diversas pesquisas. O intuito é saber quais os benefícios do achachairu para a saúde.
O que foi descoberto gerou uma grata surpresa para muitas pessoas. Constatou-se que o fruto possui diversos nutrientes, como minerais, vitaminas e antioxidantes naturais. Não basta ser saboroso, o achachairu também é saudável.
Na cozinha, receitas com doces, geleias e até sorvete de achachairu já fazem sucesso. Na parte dos salgados, o fruto acompanha o preparo de molhos e saladas.
Foto: Freepik
Onde encontrar o achachairu no Brasil?
O achachairu é um fruto de fácil cultivo no Brasil, pois se dá bem tanto em climas úmidos quanto quentes e secos, como no Norte e Nordeste, bem como no frio da região Sul.
Diante de sua recente chegada ao país, ainda não é tão simples encontrar o fruto da forma que encontramos a maçã, a laranja e a banana, por exemplo. No entanto, ao que tudo indica, em breve o achachairu se tornará uma das frutas mais populares do Brasil, assim como aconteceu com a pitaya.
Você já tinha ouvido falar do achachairu? Se não, chegou a hora de conhecer o que pode se tornar a nova onda alimentícia dos brasileiros.